22/05/2014 às 17:38

Jovens da Estrutural ganham espaço multicultural

Cidade é a primeira região do DF a receber o Centro da Juventude, que oferecerá qualificação profissional, oficinas de dança, música e informática, entre outras 

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Glaucya Braga / GDF

 ESTRUTURAL (22/5/14) – Foi inaugurado, nesta quinta-feira (22), na Estrutural, o primeiro Centro da Juventude do Distrito Federal, com capacidade para atender até 500 jovens entre 15 e 29 anos. O local oferecerá programas em três eixos: qualificação profissional, convivência e ação social e comunitária.

 

Entre as possibilidades estão atividades audiovisuais, esportivas, culturais, de meio ambiente, de tecnologia da informação, dança, teatro, música e leitura.

 

“Assim, os jovens se sentem valorizados e não ficam marginalizados”, disse Michelle Marçal, de 19 anos, conselheira da juventude da Estrutural, que vai usar os serviços oferecidos.

 

O investimento no Centro foi de R$ 250 mil. Ainda hoje, os jovens que buscarem o espaço poderão fazer aulas de hip hop, judô e oficinas de informática.

 

“Esse é o primeiro de vários. A Estrutural foi escolhida justamente por ter um grande número de jovens. Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Fercal, Planaltina ainda vão receber o centro. Há integração do jovem com atividades saudáveis, auxiliando seu desenvolvimento”, disse o governador Agnelo Queiroz, após a inauguração, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz.

 

GESTÃO – Foi publicado hoje, no Diário Oficial do Distrito Federal, um edital com o objetivo de selecionar entidades para gerenciar o centro.

 

“O volume de recursos investidos apenas em 2014 nos centros da juventude é de R$ 3 milhões, sem contar o grande número de ações que estão sendo desenvolvidas na secretaria com relação aos jovens”, explicou Carlos Odas, coordenador de Juventude, da Secretaria de Governo.

 

(B.F./M.D*)