23/05/2014 às 16:18

Carreta da Mulher fica até esta sexta-feira em Santa Maria

Outras três cidades recebem a unidade

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

 BRASÍLIA (23/5/14) – Esta sexta-feira (23) é o último dia de atendimento da Carreta da Mulher em Santa Maria. A unidade móvel, que está na cidade desde o dia 5 deste mês, está estacionada no Centro de Saúde nº 1 da cidade.

 

Outras três cidades continuam recebendo os serviços da Carreta, como Sobradinho (até o dia 30/5), ao lado da Clínica da Família de Nova Colina, Estrutural (também até o dia 30), em frente à administração da cidade, e Ceilândia (até o dia 3/6), perto do Centro de Saúde nº 4.

 

A Unidade Móvel da Mulher chegou pela quarta vez em Ceilândia, na última quarta-feira (21). Antes, os centros de saúde 5, 7, 9 já haviam sido o ponto escolhido para ofertar os serviços.

 

De acordo com a gerente de Gestão Planejamento e Avaliação da Diretoria Regional de Atenção Primária em Saúde de Ceilândia, Walkiria Warley Ferreira, o objetivo do atendimento é identificar precocemente casos de câncer ginecológico e de mama e tratá-los.

 

O projeto itinerante, que visa levar saúde e bem-estar às mulheres das diversas regiões de Brasília, realiza exames como o Papanicolau, por exemplo, que não necessitam de indicação médica, enquanto mamografias e ecografias precisam ser indicadas por profissionais.

 

Carreta da Mulher – A Secretaria de Saúde (SES/DF) conta com quatro Unidades de Saúde Móvel – Carretas da Mulher – que realizam exames de Papanicolau, mamografia e ecografia.

 

De janeiro até a primeira quinzena de maio, foram realizados 16.486 mamografias, 17.532 ecografias e 12.911 exames de Papanicolau. Desde o seu lançamento, a Carreta da Mulher realizou 159.114 exames.

 

(M.D.*)