23/05/2014 às 11:53

Hran oferece tratamento especializado para doenças neuromusculares

Centro de Referência atende aproximadamente 250 pacientes ao ano, com equipe multidisciplinar

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (23/5/14) – Pacientes com doenças neuromusculares recebem atendimento especializado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Médicos neurologista e pneumologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos compõem a equipe multidisciplinar do Centro de Referência para Doenças Neuromusculares, criado em outubro de 2011. Anualmente, são atendidos e acompanhados cerca de 250 pacientes.

 

As doenças neuromusculares são manifestações clínicas semelhantes, mas de causas diferentes. “Cada uma tem um tratamento diferenciado, a depender de sua origem. Mesmo naquelas situações em que a cura ou o controle não seja possível, pode-se melhorar a qualidade de vida do doente e de seus familiares”, afirmou a responsável pelo Centro de Referência, a neurologista e neurofisiologista, Mirian Moura.

 

Segundo a especialista, essas enfermidades são acompanhadas por fraqueza muscular generalizada, o que pode provocar a dificuldade de andar, de executar tarefas diárias, de engolir alimentos, falar e respirar.

 

“As mais frequentes são a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), as distrofias musculares e outras miopatias hereditárias, a miastenia grave, as polineuropatias e as polimiosites”, citou Mirian.

 

O diagnóstico é feito a partir do quadro clínico e de exames complementares, como eletroneuromiografia, enzimas musculares, dosagens de anticorpos e outros mais específicos a cada doença.

 

SERVIÇO:

O Centro visa prevenir e tratar precocemente as complicações das doenças neuromusculares, principalmente as que se referem ao aparelho respiratório, a fim de evitar a hospitalização desnecessária do paciente. “Também pretendemos reabilitar e fornecer qualidade de vida ao paciente, auxiliar no uso adequado dos medicamentos de alto custo e participarmos do programa de “Ventilação Não Invasiva Domiciliar para Doenças Neuromusculares”, diretriz do Ministério da Saúde”, complementou Mirian.

 

Além do atendimento ambulatorial multidisciplinar, é prestada orientação tanto aos familiares dos pacientes quanto aos profissionais responsáveis pela assistência e que atuam nos Núcleos de Internação Domiciliar.

 

As consultas de primeira vez e de retorno são agendadas na secretaria do próprio Centro de Referência, localizado no Núcleo de Medicina Física e Reabilitação do Hran. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira de 7h as 12h e de 13h as 18h. A avalição inicial do neurologista ocorre às terças-feiras e quintas-feiras pela manhã, a partir de 7h. Outras informações pelo telefone 3325-4219.

 

SAIBA MAIS:

Miastenia

Doença neuromuscular autoimune, ou seja, uma enfermidade em que o organismo produz anticorpos contra determinados componentes que lhe são próprios e para os quais deveria desenvolver tolerância. No caso específico da miastenia, essa resposta imunológica se vira contra componentes da placa motora existente entre o nervo e o músculo, responsável pela transmissão de estímulo nervoso que faz o músculo contrair.

Fonte: http://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/miastenia-2/

 

Polineuropatia

Definida como um distúrbio simultâneo de diversos nervos periféricos no organismo todo. Pode ser aguda ou crônica, de desenvolvimento gradativo.

Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/polineuropatia/

 

Polimiosite

Afecção crônica pertencente ao grupo de doenças conhecidas como inflamações miopáticas, que se caracteriza por inflamação dolorosa da musculatura.

Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/polimiosite/

 

(C.C*)