24/05/2014 às 23:51, atualizado em 17/05/2016 às 14:20

GDF acerta detalhes em Indianápolis para prova da Fórmula Indy em Brasília

 Nos Estados Unidos, governador Agnelo e representantes do governo discutem planejamento e execução da corrida, em 2015, com presidente da modalidade automobilística internacional

Por Aline Bravim, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

BRASÍLIA (24/5/14) – Sede da etapa Sul-Americana da Fórmula Indy na próxima temporada – em 2015, Brasília se prepara para receber um dos maiores eventos automobilísticos mundiais. Com o intuito de adequar a cidade aos padrões internacionais, o governador Agnelo Queiroz e representantes do governo foram a Indianápolis, nos Estados Unidos, acompanhar o GP e se reunir com o presidente da corrida que acontece no Estado de Indiana neste domingo (25).

 

Durante a reunião, foram discutidos o planejamento e a execução da prova, além dos benefícios da realização do evento. Em conversa com o presidente da Fórmula Indy, Mark Miles, Agnelo reafirmou o compromisso de incentivar a movimentação da economia de Brasília. “O evento é grandioso e mobiliza a cidade inteira, incluindo a parte cultural. Vamos atrair investimentos e turistas, realizando em 2015 um evento do mesmo porte de Indianápolis.”

 

Indianápolis servirá de modelo para mudanças no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Readaptações e traçados da pista serão incorporados ao circuito da capital federal. Para isso, a licitação das obras do pátio de instalação da prova e das medidas de segurança está em fase de estudo pelo governo do DF e parceiros. O valor das melhorias está estimado em R$ 150 milhões e a previsão é que sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.

 

O piloto brasiliense Vitor Meira também participou do encontro e ressaltou a importância da conquista do GDF. “Além dos benefícios óbvios, há o fomento do turismo e da indústria automobilística. A vontade de se investir no autódromo é antiga, mas só agora está indo para frente. É legal porque é algo que fica para os próximos eventos”. Meira atuará como consultor da prova. “O esporte tem sido bem incentivado na capital, e por isso é injusto ter um estádio enorme ao lado de um autódromo abandonado.”

 

LEGADO – A realização da corrida deve atrair cerca de 50 mil espectadores, entre brasileiros e estrangeiros, além de pilotos e profissionais das equipes, da imprensa, e demais trabalhadores envolvidos na organização da etapa. Brasília será a terceira cidade do país a sediar a Fórmula Indy.

 

(C.C*)