O governador Agnelo Queiroz quer repetir em Brasília experiência da cidade americana que ganhou projeção mundial a partir da Fórmula Indy

" /> O governador Agnelo Queiroz quer repetir em Brasília experiência da cidade americana que ganhou projeção mundial a partir da Fórmula Indy

">

26/05/2014 às 15:02

Seguindo os passos de Indianápolis

O governador Agnelo Queiroz quer repetir em Brasília experiência da cidade americana que ganhou projeção mundial a partir da Fórmula Indy

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Assuntos Internacionais


. Foto: Dênio Simões / GDF

(Brasília 26/5/14) – A cidade americana de Indianápolis, berço da Fórmula Indy , uma das provas mais tradicionais do mundo, vai firmar acordo de cooperação mútua com o GDF. O objetivo é promover a etapa sul- americana do circuito que vai acontecer em 2015 no autódromo Nelson Piquet.

 

O assunto foi tema dos encontros entre o governador Agnelo Queiroz e o presidente da Fórmula Indy, Mark Milesm, o governador de Indiana, Mike Pence, e o prefeito de Indianápolis, Gregory Ballard, durante visita à cidade americana neste fim de semana. Além de discutirem o planejamento da prova, também foram avaliados os reflexos econômicos e a geração de emprego.

 

“O evento é grandioso e mobiliza a cidade inteira, incluindo a parte cultural. Vamos atrair investimentos e turistas para realizar, em 2015, um evento do mesmo porte de Indianápolis.”

 

Dentro dessa perspectiva, o governador Agnelo Queiroz falou sobre o programa “Brasília Sem Fronteiras” e a possibilidade de enviar graduandos de engenharia e jovens para aprenderem a trabalhar em grandes eventos, como os que a capital federal vai receber.

 

O prefeito Gregory falou que sua equipe de relações internacionais dará início ao acordo. Já o governador de Indiana, Mike Pence, disse para Agnelo Queiroz que irá realizar contato com a Universidade Estadual de Indiana para iniciar os diálogos a respeito do BSF.

 

Para o secretário-chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão, também presente na reunião, esse encontro representa o início de uma grande oportunidade para Brasília. “Nós poderemos aprender com eles como transformar o automobilismo em uma fonte geradora de emprego e renda para a nossa região.”

 

Fórmula Indy – principal categoria da IndyCar foi fundada por Tony George, proprietário do Indianápolis Motor Speedway, que levou a principal prova, as 500 Milhas de Indianápolis, para preservar a tradição norte-americana das provas em circuitos ovais. A Fórmula Indy é uma categoria que guarda grandes similaridades com a Fórmula 1, principalmente a silhueta dos carros. Do início até meados da década de 1990, a categoria teve a presença de inúmeros ícones do automobilismo mundial, como Michael Andretti, Emerson Fittipaldi – vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 1989 e 1993 -, Nigel Mansell, Nelson Piquet, dentre outros.

Indianápolis – As 500 Milhas de Indianápolis, Indianápolis 500 ou só Indy 500, é uma das provas mais tradicionais do automobilismo internacional, juntamente às 24 horas de Le Mans e o Grande Prêmio de Mônaco. Realizada nos arredores da cidade de Indianápolis, estado de Indiana, nos EUA, foi disputada pela primeira vez em 1911. Ela atualmente faz parte do calendário da Indy Racing League. Nesta prova, os carros andam 500 milhas ou 804.5 km na parte oval do circuito. É realizada sempre no final do mês de maio, na véspera do Memorial Day. Seu grid é composto tradicionalmente por 33 carros.

(A.C /C.L*)