27/05/2014 às 14:18

Centros Olímpicos e Paralímpicos terão curso de robótica educacional

Inscrições vão até 11 de junho; serão oferecidas cerca de mil vagas

Por Da Secretaria de Esporte


. Foto: Mary Leal/Arquivo

BRASÍLIA (27/5/2014) – Os Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião oferecerão, a partir de junho, curso gratuito de robótica educacional. A primeira etapa de inscrições vai até o dia 11 de junho. Ao todo, serão cerca de mil vagas para os alunos devidamente matriculados nos centros participantes.

 

Os interessados devem procurar a Gerência de Apoio Social, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A iniciativa faz parte do projeto Esporte e Cidadania, pela parceria da Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria de Esporte do DF.

 

“O tema robótica pode parecer distante do universo de muitas crianças e jovens, mas quando ele vira brincadeira e é usado para estimular a criatividade, o espírito de equipe, a solução de problemas, a liderança e o empreendedorismo, tudo fica mais divertido e interessante”, garantiu o secretário-adjunto de Esporte, Paulo Silva.

 

O curso será desenvolvido a partir de dinâmicas que utilizam peças de Lego, aquele brinquedo que permite montar uma série de objetos por meio de encaixe. Vários conceitos de física e matemática serão aplicados nas aulas, como mecanismos tecnológicos de alavancas, roldanas, sensores, entre outros.

 

As turmas serão divididas por faixas etárias, com conteúdos diferenciados. Uma das atividades para alunos de 7 a 9 anos é aprender a projetar, construir e programar robôs que jogam futebol. Já as turmas de 10 a 15 anos serão motivadas a encontrar soluções criativas, construindo e programando robôs para uma série de situações apresentadas em histórias em quadrinhos.

 

(V.F./C.C.*)