Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/05/2014 às 15:01
Diversas regiões administrativas receberão, até o próximo sábado (31), ações de orientação e erradicação do mosquito causador da doença
BRASÍLIA (27/5/14) – Uma força-tarefa com 450 agentes da Vigilância Ambiental e 100 guardas nacionais de Meio Ambiente continua, nesta terça-feira (27), o trabalho de orientação e combate à dengue em diversas regiões administrativas do Distrito Federal e em pontos estratégicos para a Copa do Mundo 2014. A ação faz parte da campanha “A Hora é Agora – Você está convocado para a Copa Dengue”, que acontece até 31 de maio.
Durante esse período, os profissionais entregarão panfletos em Planaltina, Gama, Sobradinho, Ceilândia, São Sebastião e outras regiões. O material orientará os moradores a fazerem uma grande limpeza em suas residências no “Dia D”, que será no sábado (31).
Também no “Dia D”, às 10h, haverá um mutirão especial, no Taguaparque, com a participação de 80 agentes realizando limpeza, manejo ambiental, orientação, teatro da Dengue, aplicação de larvicida, exposição de material coletado e entrega de panfletos para os moradores da região próxima ao local em que acontecerá a FAN FEST.
NÚMEROS – Dados estatísticos da Secretaria de Saúde mostram que os números das 20 primeiras semanas epidemiológicas de 2014 reduziram cerca de 40% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em 2014 foram confirmados 4.920 casos, enquanto na mesma época de 2013 esse número chegou a 8.136. “Esses números são um reflexo do intenso combate que a secretaria, em parceria com a população, realiza contra a doença”, lembrou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho Cunha.
A pasta atualiza semanalmente boletins epidemiológicos com números sobre os casos de dengue suspeitos e confirmados, por região administrativa, conforme o Plano de Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, do Ministério da Saúde. Esse documento estabelece que a atualização seja mensal.
Confira os boletins epidemiológicos: http://www.saude.df.gov.br/programas/435-informes-epidemiologicos-dengue.html
“DEVER DE TODOS” – De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental, Júlio César Trindade, as ações de manejo ambiental têm sido uma das ferramentas mais utilizadas nesses últimos meses em quase todas as regiões do DF.
“No manejo ambiental, são retirados das residências todos os bens inservíveis que estão depositados a céu aberto e podem servir de criadouro do mosquito transmissor. Com a retirada desses resíduos, eliminamos de uma só vez milhares de ovos que, com certeza, viriam a eclodir e iniciar o ciclo de reprodução do Aedes aegypti“, explicou.
As ações de manejo contam com a participação de outros órgãos do GDF que trabalham de forma integrada com o intuito de reduzir o risco de contaminação por dengue. São eles: Serviço de Limpeza Urbana (SLU); Coordenadoria das Cidades; Administrações Regionais; Polícia Militar; Agência de Fiscalização (Agefis) e Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano Regional de Prevenção e Controle da Dengue (Geiplan).
COPA DO MUNDO – De acordo com pesquisa divulgada pela revista inglesa The Lancet Infectious Diseases, o risco de ameaça da doença no Brasil durante a Copa do Mundo é um dos problemas a serem enfrentados, mas Brasília é uma das capitais com menor possibilidade de casos relacionados ao Aedes Aegypti.
Confira o artigo: http://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099 (14)70781-9/fulltext
(F.M./M.D*)