28/05/2014 às 15:56

Saúde examina estudantes em campanha contra hanseníase

Objetivo é atender quase 60 mil crianças da rede pública de ensino

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (28/5/14) – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) realiza a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases, que terá lançamento, nesta quarta-feira (28), no Ministério da Saúde. As ações no DF começaram no dia 26 e vão até a próxima sexta-feira (30) em 93 escolas públicas do DF, com objetivo de atender 59.468 estudantes.

 

De acordo com a subsecretária de Vigilância Sanitária, Marília Coelho Cunha, o objetivo da campanha é detectar, precocemente, casos de hanseníase e tratar com Albendazol (vermífugo) alunos de 5 a 14 anos. “Queremos avançar no processo de eliminação da hanseníase como problema de saúde pública e de controle das geohelmintíases, e também contribuir para a operacionalização do Plano de Eliminação da Hanseníase do Ministério da Saúde”, afirmou.

 

O Distrito Federal registrou 188 casos novos em 2013, e desse total cinco são em menores de quinze anos. Em 2014, foram diagnosticados 45 pacientes com hanseníase, dois eram adolescentes.

 

Nos últimos cinco anos ocorreu diminuição no número de casos absolutos em crianças, mas houve manutenção dos parâmetros de média das endemias do Ministério da Saúde. Dessa forma é de fundamental importância a realização da campanha em escolares, de forma descentralizada, com o intuito de realizar a triagem em um maior número de crianças nas diversas regionais do DF.

 

(M.D.*)