30/05/2014 às 15:43, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Cartão do Idoso é entregue durante “GDF Junto de Você”

Até domingo é possível solicitar o benefício na tenda montada para o programa em Taguatinga

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 BRASÍLIA (30/5/14) – Os idosos de todo o Distrito Federal terão trânsito livre nos ônibus do transporte público. Essa é a função do Cartão do Idoso, que foi entregue simbolicamente a moradores de Taguatinga, maiores de 65 anos, durante mais uma edição do programa “GDF Junto de Você”, que ficará na cidade até domingo (1).

 

“O idoso não ficará mais restrito dentro dos ônibus. Ele sentará onde quiser e terá mais segurança, cidadania e interatividade com os outros passageiros. Antes eles ficavam muito isolados e até eram discriminados. Serão beneficiados de 13 a 15 mil idosos acima de 65 anos”, ressaltou o secretário do Idoso, Ricardo Quirino.

 

O documento, cujo porte não é obrigatório, visa proporcionar mais conforto para a faixa etária no uso do transporte público. Com o cartão, eles poderão passar pela catraca e ter acesso a um maior número de assentos.

 

Todos esses benefícios são esperados pela aposentada e líder comunitária Arlene Constança, 73 anos. “Tenho o cartão do Rio de Janeiro, cidade onde nasci, e não tinha o daqui. Já fiquei de pé dentro do ônibus num trajeto de quase uma hora e não acho digno. Estava até fazendo um ofício para pedir esse benefício, que já veio”, informou em risos.

 

Neste primeiro momento, os cartões serão comercializados nos postos do SBA/DFTrans do Conic, Galeria dos Estados, Gama, Sobradinho e Taguatinga. Para adquirí-lo, os usuários devem apresentar documento de identidade e foto 3×4. Até domingo, os moradores de Taguatinga poderão solicitar o cartão no local do evento na unidade do DFTrans.

 

(K.I./M.D*)