Na hora de decorar ruas e quadras organizadores recorrem à vaquinha, reciclagem e muita criatividade

" />

Na hora de decorar ruas e quadras organizadores recorrem à vaquinha, reciclagem e muita criatividade

">

30/05/2014 às 12:01, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

De comerciante a flanelinha, todos no ritmo da Copa

selo copa

Na hora de decorar ruas e quadras organizadores recorrem à vaquinha, reciclagem e muita criatividade

Por Alline Farias, da Agência Brasília


. Fotos: Mariana Raphael e Brito

BRASÍLIA (30/05/2014) – A menos de 15 dias para a Copa do Mundo, o verde e o amarelo começam a tomar conta de quadras e ruas do DF. Moradores, comerciantes, crianças, idosos, todos se unem para deixar o lugar onde vivem com o clima do mundial de futebol. A ideia é que a decoração contagie e ajude a empurrar a Seleção Brasileira ao hexa.


Na 203 Sul, a iniciativa partiu de dois flanelinhas. Eles arrecadaram dinheiro com os comerciantes e desenharam, com fitinhas de TNT e barbante amarrados de um lado a outro da rua, a bandeira do Brasil. “A gente teve a ideia em outra Copa do Mundo e saímos pedindo a colaboração dos comerciantes. Deu certo e agora a gente faz para ganhar dinheiro. Já fomos contratados em outras cidades e agora estamos enfeitando uma rua no Guará”, contou Edinaldo Conceição, um dos organizadores.

 

Ele diz que gastaram por volta de R$ 3,5 mil com toda a decoração, que conta com 800 metros de TNT e 18 metros de barbante. “Em anos anteriores, nós decoramos a 103 Sul, a 410 Sul e a 205 Sul”, lembrou, orgulhoso, o jovem de 25 anos.

 

Vendo a rua toda enfeitada, alguns restaurantes da quadra também resolveram reforçar a decoração, colocando bandeiras de vários países na porta dos estabelecimentos. “Os clientes elogiam, acham bonito, tiram fotos, já entram no clima da Copa”, salientou Raphael Marcos, 32 anos, gerente de um desses restaurantes.

 

Mariana Raphael11 Larissa LimaSustentabilidade – Na Quadra 108 da Asa Norte, o bloco A se destaca dos demais. Fitinhas verdes e amarelas e até uma bandeira do Brasil feita de tampinhas de garrafa enfeitam o prédio. No total, 2,5 mil metros de fita de nylon e plástico foram usados. O trabalho foi feito, basicamente, por 14 crianças moradoras do prédio, com a ajuda do síndico, Carlos de Souza Morgado, 73 anos, e cinco funcionários do local.
 

“As crianças foram amarrando os plásticos, como fazem com rabiola de pipa. Nossa maior intenção com isso é transmitir essa sensação boa de quando éramos crianças, mostrar que não existe só violência, que há coisas boas”, observou Morgado. E as crianças gostaram: “É muito legal e fica tudo muito bonito”, se encanta a pequena Larissa Lima, 9 anos, moradora do prédio.

 

A sustentabilidade também marcou presença na decoração do bloco A. “Acho legal o ato de reciclar. Por isso, juntei as tampinhas, ainda em 2010, e fiz a bandeira do Brasil. Este ano, estou usando o quadro na decoração do prédio e aproveitei para fazer mais um, escrito Rumo ao Hexa, também com tampinhas”, disse a funcionária pública aposentada Maria Abadia Ribeiro.

 


Foto Brito6A MAIS BONITA DA CIDADE
– Em Taguatinga, a CSB 2 virou atração turística. Muita gente passa e aproveita para fazer fotos. Há pelo menos 30 anos, Nelson Pereira, mais conhecido como “Carioca”, é o responsável por deixar o local todo enfeitado. A rua já ganhou até prêmios em anos anteriores por estar toda no clima da Copa do Mundo. Este ano não poderia ser diferente.

 

Três bandeiras do Brasil de mais de 15 metros foram estendidas ao longo da rua. As fitinhas verdes e amarelas também marcam presença na quadra: seis mil metros de barbante e 25 metros de plástico. “A primeira vez que decoramos a quadra, usamos bandeirinhas de papel e na primeira chuva rasgou tudo”, lembrou “Carioca”, aos risos.

 

Para deixar o local todo enfeitado, cada morador e comerciante ajudou com um pouco de dinheiro e com o trabalho. “Ninguém reclamou em ajudar. Inclusive, tem gente que liga para eu ir buscar o dinheiro. Muito interessante. Todos já no clima da Copa”, observou o porteiro José Maria, 43 anos, um dos que ajudaram a arrecadar a verba.

 

Na próxima semana, o local deve receber pintura no chão, com motivos do Mundial, como o mascote Fuleco, o símbolo da Confederação Brasileira de Futebol e a taça. E nos dias de jogos, um telão será colocado na rua para que todos assistam, juntos, ao futebol.

 

“É um prazer participar disso tudo. É poder mostrar que ainda há patriotismo, que ainda há esperança, pois amamos este País”, finalizou a moradora da CSB 2 e esposa de “Carioca”, Nely Paiva.


INCENTIVO –
Em Ceilândia, algumas ruas também já estão completamente enfeitadas. A adminsitração regional da cidade lançou uma campanha para incentivar os moradores a entrarem no clima da Copa. Parece estar dando certo. Em uma rua na QNO 17, na Expansão do Setor O, praticamente todas as casas estão com o desenho da bandeira no portão. Um muro ganhou pintura com motivos do Mundial. As ruas vizinhas também amarraram barbante com fitinhas verde e amarela de um lado a outro da pista. 

(A.F/C.L*)

botão copa brasília