30/05/2014 às 17:17, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Seminário discute desenvolvimento integrado do eixo Brasília–Anápolis–Goiânia

O modelo de inclusão, o crescimento sustentável e os investimentos em logísticas estarão entre os temas a serem debatidos nesta nesta segunda (2)

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília

BRASÍLIA (30/5/14) – O Seminário Eixo Brasília–Anápolis– Goiânia, que será realizado pela Codeplan na próxima segunda-feira (2), deve atrair 300 pessoas, entre representantes dos órgãos dos governos, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades empresariais, sindicais e populares. Os participantes debaterão estratégias de desenvolvimento da região.

 

Quatro mesas-redondas discutirão o modelo de inclusão social e o crescimento econômico sustentável da região; investimentos em logística necessários para capitalizar a localização privilegiada e alavancar o desenvolvimento econômico; estratégias para atração de setores industriais dinâmicos; e o potencial polo prestador de serviços.

 

A mesa de abertura, às 9h, deverá contar com a presença, entre outras autoridades, do presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, e dos prefeitos de Goiânia e de Anápolis, Paulo de Siqueira Garcia e João Batista Gomes Pinto, respectivamente.

 

A REGIÃO – O eixo Brasília – Anápolis – Goiânia contém duas das principais áreas metropolitanas do país: DF e Entorno, com 4 milhões de habitantes, e Goiânia, com mais de 2,4 milhões, que, com a aglomeração urbana de Anápolis (400 mil habitantes), somam 6,8 milhões de habitantes e têm PIB de R$ 270 bilhões – o 3º maior mercado consumidor do país.

 

O Centro-Oeste tem sido, nas últimas quatro décadas, a região que apresenta o melhor desempenho econômico entre as macrorregiões brasileiras. A sua participação no PIB nacional, que em 1970 era de 3,8%, passou para cerca de 10% em 2013 (R$ 480 bilhões).

 

O presidente da Codeplan avalia que esse eixo é o maior responsável pelo bom desempenho da economia do Centro-Oeste, mas ainda está muito concentrado no setor público, no caso de Brasília, e serviços, em Goiânia.

 

“Apenas em Anápolis, o setor industrial se desenvolveu com primazia. O objetivo do seminário é incentivar o planejamento integrado entres essas cidades para se apropriar da oportunidade de desenvolvimento industrial, com uma estratégia comum a todas”, afirmou Miragaya.

 

Clique aqui para ver a programação do seminário.

 

SERVIÇO:

Data: 2/6 (segunda-feira), das 9h às 18h

Local: UniCorreios – Universidade Corporativa dos Correios

SCEN Trecho 2 – Lote04 – L4 Norte

 

(B.F/C.C*)