Aparelhos e mais 800 lâmpadas econômicas foram entregues pelo governador Agnelo Queiroz 

" /> Aparelhos e mais 800 lâmpadas econômicas foram entregues pelo governador Agnelo Queiroz 

">

31/05/2014 às 20:21, atualizado em 17/05/2016 às 14:45

Moradores do Areal recebem 150 geladeiras novas

Aparelhos e mais 800 lâmpadas econômicas foram entregues pelo governador Agnelo Queiroz 

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

BRASÍLIA (1º/6/14) – Famílias de baixa renda do Areal, em Águas Claras, passarão a economizar energia a partir deste sábado (31), quando 150 moradores da região tiveram seus refrigeradores velhos substituídos por geladeiras novas. Também foram entregues 800 lâmpadas mais eficientes. A ação, que aconteceu durante a 11ª edição do programa “GDF Junto de Você”, faz parte do programa “Cidadania com Energia”, realizado pela CEB e pelo GDF.

 

“Vai ser muito bom pra minha família porque ajudará a economizar energia”, disse uma das beneficiadas, Tassiana Kedina, moradora da região.

 

No “Cidadania com Energia”, a CEB substitui lâmpadas incandescentes por modelos econômicos e troca refrigeradores velhos por novos de baixo consumo. Desde o início do programa, já foram distribuídas 21 mil geladeiras e mais de 400 mil lâmpadas em várias cidades do DF.

 

“Se todos aqui economizam com geladeiras e lâmpadas novas, o sistema também economiza e funciona melhor”, explicou o governador Agnelo Queiroz, ao fazer a entrega dos eletrodomésticos.

 

Os moradores contemplados foram identificados pelo Agente CEB, que realizou visitas técnicas às unidades consumidoras beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica. Apenas refrigeradores com mais de dez anos de uso e considerados ineficientes, após inspeção técnica, são trocados.

 

Uma geladeira nova consome, em média, 40% da energia gasta por uma ineficiente. Já a lâmpada fluorescente economiza até 80% da energia usada por uma incandescente.

 

GDF JUNTO DE VOCÊ – O evento, realizado neste fim de semana em Taguatinga, reúne vários órgãos do governo, com ofertas de serviços e prestação de contas, além de ouvir a comunidade. O programa já passou por São Sebastião, Sobradinho I e II, Fercal, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Samambaia, Recanto das Emas, Itapoã, Paranoá e Varjão.

 

O objetivo é aproximar o governo do dia a dia do cidadão, articular grupos sociais, lideranças comunitárias e discutir a vocação de cada cidade e seus objetivos a curto e médio prazos.

 

No evento, os moradores têm a chance de utilizar, perto de suas casas, os serviços oferecidos pelo GDF: assistência prestada pela Defensoria Pública, emissão de Carteira de Trabalho, formalização dos empreendedores individuais, cadastro para o Passe Livre Estudantil, atendimento do Na Hora e emissão de 2ª via do IPVA e do IPTU, entre outros serviços.

 

(B.F./I.M.*)