" /> ">

31/05/2014 às 15:09, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

“Rede Mulher Artesã” tem encontro na Torre de TV

Artesãs podem expor trabalhos e integrar o “Selo Rede Mulher”

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Mulher


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (31/5/14) – O 17º e último encontro de economia feminista e solidária ocorrerá neste domingo (31), na Torre de TV, no Plano Piloto. As reuniões ocorrem desde 2012, organizadas pela Secretaria da Mulher, e são porta de entrada para o projeto “Selo Rede Mulher”, que apoia artesãs do Distrito Federal.

 

Durante o encontro, as mulheres terão a oportunidade de expor cinco peças de seus trabalhos para montagem de um catálogo virtual, que será disponibilizado no site da Secretaria da Mulher. O catálogo faz parte da segunda fase do projeto, que será iniciada após a conclusão desses encontros.

 

Além disso, as artesãs terão a oportunidade de conhecer outras artemanualistas e de formar grupos. Elas poderão, também, obter esclarecimentos e informações com os parceiros do projeto, presentes em stands no local.

 

A penúltima edição aconteceu em 22 de maio, em Sobradinho. Hellen Barbosa, 42 anos, participou pela primeira vez do projeto. Ela soube do evento por meio de um carro de som e aprovou a iniciativa. “Achei muito organizado e informativo. Trabalho com artesanato há aproximadamente um ano e recomendo para todas as mulheres, porque além de tudo é uma terapia”, afirmou.

 

A representante do Fórum de Economia Solidária, Rosimeire Mello Pereira, acredita que eventos como esse são importantes para o fortalecimento e empoderamento das artesãs. “O melhor desse projeto é a valorização como mulher e profissional, pois oferece a visibilidade que o trabalho delas precisa”, acrescentou.

 

O QUE É – O projeto “Selo Rede Mulher” é uma realização da Secretaria da Mulher em parceria com as secretarias de Trabalho, da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, de Cultura, de Turismo e as administrações regionais.

 

Conta, ainda, com o apoio do IFB, BRB, Emater-DF, Rede de Bancos Comunitários do DF, Sebrae, Associação Comercial, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), Cáritas Brasileira, Fórum de Economia Solidária do DF e Rede de Economia Solidária e Feminista.

 

O projeto é um instrumento de articulação do programa “Rede Mulher Artesã” sob a perspectiva do comércio justo e solidário, cujo objetivo é certificar e fortalecer 50 grupos com material publicitário, catálogo e inserção na rede de comércio justo e solidário no DF.

 

Diante disso, o “Selo Rede Mulher” contribui para estimular o empreendedorismo e o cooperativismo feminino, efetivar canais permanentes de divulgação e ajudar a escoar a produção artesanal, entre outras coisas.

 

(B.F./M.D*)