31/05/2014 às 18:18

Saúde na Escola atende 1,5 mil estudantes em Planaltina

Campanha tem objetivo de identificar casos de hanseníase e verminoses, além de aferir pressão, conferir peso e prestar diversas orientações aos alunos

Por Da Secretaria de Saúde

BRASÍLIA (31/5/14) – As escolas cadastradas no “Programa Saúde na Escola” de Planaltina receberam equipes da Estratégia de Saúde da Família, com o objetivo de detectar novos casos de hanseníase e verminoses e orientar crianças e adolescentes sobre diversos temas. A mobilização aconteceu de segunda-feira (26) até esta sexta-feira (30). A ação contou com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

 

O “Programa Saúde na Escola” (PSE), lançado em 2009 em Brasília, começou a funcionar em Planaltina em fevereiro de 2013. Desde então, alcançou oitos escolas públicas da região, levando atendimento a 1,5 mil alunos. A campanha é feita em todas as regiões administrativas do DF a fim de proteger crianças e adolescentes, de 5 a 14 anos, com triagens e tratamento coletivo dessas doenças.

 

Nas escolas, a equipe atende os alunos, mede a pressão, confere o peso, verifica a glicemia, realiza o teste de acuidade visual e a triagem bucal. Os membros da equipe discutem com os estudantes temas como as transformações na puberdade, a reprodução, fecundação, a menstruação, as doenças sexualmente transmissíveis, drogas e dengue, por meio de palestras e roda de conversa sobre o assunto.

 

Segundo o coordenador do PSE de Planaltina, Frederico Ozanam, as crianças que forem diagnosticadas com algum problema de saúde são encaminhadas para o especialista. “E neste ano as equipes estão mais interagidas, articuladas, conseguimos captar a peculiaridade das oito equipes que atuam”, disse.

 

(C.C.*)