Unidade móvel da Secretaria de Saúde ficará na cidade de 2 a 27 de junho

" /> Unidade móvel da Secretaria de Saúde ficará na cidade de 2 a 27 de junho

">

01/06/2014 às 11:32

“Carreta da Mulher” chega a São Sebastião

Unidade móvel da Secretaria de Saúde ficará na cidade de 2 a 27 de junho

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (1º/6/14) – As moradoras de São Sebastião terão a oportunidade de se consultarem na unidade móvel da Secretaria de Saúde a partir desta segunda-feira (2). A “Carreta da Mulher” estará estacionada em frente à regional de saúde, Conjunto 10 – Centro, até 27 de junho, e deve receber cerca de 150 mulheres diariamente.


O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas estarão disponíveis a partir das 7h. Por dia, serão realizadas 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer. A paciente precisa apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“A carreta já esteve outras vezes na cidade, então, esperamos atender as mulheres que porventura não conseguiram. A expectativa é que, mais uma vez, esses números sejam superados como nas outras edições da unidade móvel, um presente para as mulheres de São Sebastião, no mês de aniversário da cidade”, disse o administrador Jucélio Moreno.

 

A equipe é composta por um médico, dois técnicos de mamografia, um enfermeiro, uma secretária responsável por coordenar as senhas e outras 15 profissionais que auxiliam no cadastramento e orientação às pacientes.

 

Para as mamografias e ecografias é preciso apresentar o pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 40 anos, e no caso do preventivo não há necessidade de requisição médica. O exame é indicado para todas que tenham iniciado a vida sexual.

 

Aferição de pressão arterial, da taxa de glicemia e testagem rápida para HIV e sífilis são outros serviços oferecidos.

 

INFORMAÇÕES

– Para todos os exames, é necessário levar o documento de identidade e o Cartão Nacional de Saúde.
– As pacientes deverão comparecer no horário agendado e informar seus dados na mesa de recepção para receber senha e aguardar atendimento.
– Uma vez pronto o resultado, um médico dará todas as informações possíveis e, se necessário, poderá realizar o encaminhamento para consulta, tratamento ou outro exame complementar na própria carreta.
– Não há limites de exames para cada paciente.
– Sempre que possível, recomenda-se guardar os resultados dos exames para eventuais consultas.


(J.P./I.M*)