Inglês e espanhol são os idiomas mais procurados
" />Inglês e espanhol são os idiomas mais procurados
">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/06/2014 às 12:25, atualizado em 12/05/2016 às 18:15
Inglês e espanhol são os idiomas mais procurados
BRASÍLIA (1º/6/2014) – Taxistas e rodoviários do Distrito Federal vislumbraram na Copa do Mundo de 2014 a oportunidade de dar um salto profissional e aprender uma segunda língua, ou pelo menos utilizar tecnologias de tradução para se comunicar com 200 mil estrangeiros que devem passar pelo DF em junho e julho.
Este ano, foram abertas 300 vagas gratuitas para estudar inglês e espanhol, exclusivas para rodoviários, no Instituto Federal de Brasília, segundo o DFTrans. No ano passado, formaram-se 250 alunos.
“Sempre gostei de espanhol. Apareceu a oportunidade, e agarrei”, contou a cobradora de ônibus Luciane da Silva, de 31 anos. Luciane faz aulas todos os dias, das 19h às 22h40, desde março. O curso acaba no dia 28 de maio. A estudante se diz satisfeita com o resultado. “Ampliei muito meu vocabulário. Se algum turista precisar, saberei me comunicar”, disse.
Taxistas também estão preparados. Alguns, como Josias de Sousa e Edson Estevam, aproveitaram a reserva de 5% das vagas dos Centros Interescolares de Línguas para taxistas do DF e já cursam inglês há algum tempo.
“A primeira pergunta que faço quando o cliente entra no carro é ‘Do you speak English?’ (Você fala inglês?). Não importa se o passageiro é brasileiro”, contou Josias, que atua na profissão há 22 anos e mantém um blog para atrair mais clientes.
Outra técnica para chamar a atenção do estrangeiro é o uso de um aplicativo de tradução para tablets com mais de 20 línguas. Edson, que atende clientes de outros países, disse que está satisfeito com a tecnologia. “Traduz várias línguas em voz e em texto, não só o inglês. O importante é se comunicar”, afirmou.
Outra opção é fazer o curso de inglês a distância. Segundo o Sindicato de Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do DF (Sipetaxi), 250 taxistas pegaram um material com livro e CD, oferecidos gratuitamente pelo Sest Senat.
(B.F/C.L*)