02/06/2014 às 19:08

Aplicativo com tecnologia inédita na América Latina fornecerá informações turísticas de Brasília

Beekme funcionará por meio de Bluetooth para facilitar a divulgação de dados sobre monumentos e obras de arte que compõem o acervo dos prédios abertos à visitação

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (2/6/14) – Um aplicativo para smartphones e tablets, inédito na América Latina, permitirá aos usuários ter explicações específicas e instantâneas sobre os monumentos e atrações turísticas de Brasília. Chamada Beekme, a novidade funcionará via Bluetooth e servirá como guia interativo de turismo.

 

A nova plataforma fornece informações em português, inglês ou espanhol quando o visitante se aproxima de um ponto cadastrado. Os dados são transmitidos por iBeacons, dispositivos de baixa potência para transmissão de dados por microlocalização.

 

Assim, diversas peças de um determinado museu e num mesmo ambiente, por exemplo, podem ter suas respectivas informações transmitidas para os aparelhos que estejam utilizando o Beekme, à medida que o visitante se aproxime de cada uma delas.

 

Esse sistema já funciona em caráter experimental em lojas de departamento e supermercados dos Estados Unidos, além de estádios da Liga de Baseball e em unidades da Apple, que patenteou o dispositivo.

 

O Beekme é compatível com as plataformas iOS e Android, é gratuito e já tem cadastrados 84 pontos turísticos de Brasília, com 250 iBeacons instalados nas principais obras e monumentos históricos da Capital Federal.

 

Foi desenvolvido pela empresa brasiliense de tecnologia Memora Processos Inovadores, que firmou acordo com a Secretaria de Turismo no incentivo e promoção do aplicativo junto à administração de cada ponto turístico.

 

O aplicativo será lançado amanhã (3), às 11h, em frente ao Memorial JK, pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

 

GUIAS – Na ocasião do lançamento, a Secretaria de Turismo entregará também cerca de 40 carteirinhas do Cadastur para guias de turismo que atuarão nos próximos cinco anos, prazo de validade do documento.

 

O cadastro dos profissionais de guiamento é obrigatório, segundo determinação do Ministério do Turismo. Para exercer as atividades, o guia legalizado deve participar de curso com 800 horas de duração.

 

Para se inscrever no Cadastur é necessária a apresentação da carteira de identidade (original e cópia), certificado de conclusão de curso técnico de formação profissional de guia de turismo, cujo plano de curso esteja de acordo com normas do Ministério da Educação (original e cópia), formulário de cadastramento preenchido e termo de responsabilidade (disponível no site Cadastur), além de foto 3×4 e comprovante de residência atualizado.

 

No ano passado, a Setur-DF entregou mais de 100 carteiras a guias regularizados junto ao Cadastur e ministrou o Seminário de Sensibilização do Prestador de Serviços Turísticos afim de capacitar guias turísticos para a Copa do Mundo FIFA 2014 e ressaltar a importância desse profissional para o setor. “Os guias são, muitas vezes, o primeiro contato que o turista tem ao desembarcar na capital. Eles exercem um papel importante para o turismo no Distrito Federal ao orientar e fornecer informações sobre a cidade”, apontou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

 

Serviço:

Lançamento do aplicativo Beekme e entrega de 40 carteiras a Guia de Turismo do DF

Horário: 11h

Local: Memorial JK, Eixo Monumental – próximo ao Palácio do Buriti

 

(M.D.*)