02/06/2014 às 20:23

Bicicletas compartilhadas têm mais de 8 mil cadastrados

Em apenas cinco dias, o sistema foi utilizado em mais de 1,7 mil viagens

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Governo


. Foto: Brito / Arquivo

BRASÍLIA (2/6/14) – O sistema de bicicletas compartilhadas de Brasília foi muito bem recebido pela população. Mais de 8 mil pessoas se cadastraram nos cinco primeiros dias de utilização (de 28 de maio a 1º de junho), e foram feitas mais de 1,7 mil viagens.

 

O principal ponto de retirada foi em frente ao Ministério do Trabalho (153 bikes) e o principal ponto de devolução foi a Rodoviária (175 unidades).

 

O sistema conta com 100 bicicletas para compartilhamento e um aplicativo voltado às ciclovias da capital. A iniciativa, que também beneficiará turistas que vierem à cidade durante a Copa do Mundo, pretende estimular formas alternativas de transporte e será expandida futuramente – em 60 dias, serão 400 bicicletas no total, em 40 estações.

 

COMO FUNCIONA – As bicicletas estão à disposição dos usuários todos os dias da semana, das 6h à 0h. Para utilizá-las é necessário preencher um cadastro na internet (clique aqui) e pagar uma taxa anual de R$ 10.

 

Ao finalizar o cadastro, a pessoa poderá usar o veículo por uma hora. Após esse período – para assegurar a gratuidade por mais de uma vez em um mesmo dia e permitir que mais pessoas tenham acesso a esse sistema –, o usuário deverá esperar um período de 15 minutos para utilizar novamente a bicicleta. Caso opte por não fazer a pausa, deverá pagar R$ 5 por hora excedente.

 

Com uso de tecnologia moderna, as estações deste projeto de compartilhamento funcionam com energia solar e são interligadas por um sistema de comunicação sem fio que opera pela rede GSM e 3G. Para usar a bike, o ciclista poderá destravá-la por um aplicativo para smartphones ou por meio de uma ligação para o número 4003-9846.

 

(B.F./C.C*)