Unidade móvel ficará duas semanas na cidade, em locais diferentes

" /> Unidade móvel ficará duas semanas na cidade, em locais diferentes

">

02/06/2014 às 17:00

Carreta da Mulher volta a Brazlândia

Unidade móvel ficará duas semanas na cidade, em locais diferentes

Por Da Redação, com informações da Administração Regional de Brazlândia


. Foto: Antônio Marques

BRASÍLIA (2/6/14) – A “Carreta da Mulher” estará de volta a Brazlândia pela quarta vez. Desta segunda-feira (2) até sexta-feira (6), a unidade atenderá no Incra 8, na Quadra 15, entre a Igreja Católica São Paulo e o Centro de Saúde.

 

De 9 de junho a 4 de julho, estará no estacionamento do Centro de Saúde 1. Nos dois locais, o atendimento é das 7h às 12h e das 13h às 17h.

 

Na Carreta, as mulheres podem realizar mamografia, ecografias e exames preventivos. Para ter acesso aos exames é preciso primeiro fazer o agendamento nos Centros de Saúde 1 de Brazlândia ou no Centro de Saúde 2 do Novo Assentamento.

 

O programa garante a realização de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, com prioridade para as faixas etárias de 50 a 69 anos para a mamografia e de 25 a 64 anos para citologia do colo do útero.

 

Para o administrador de Brazlândia, Bolivar Rocha, o governo amplia o atendimento às mulheres que precisam de exames rápidos. “Onde a Carreta passa, os atendimentos são satisfatórios e contribuem para reduzir a demanda reprimida nos hospitais, além de facilitar o acesso das pacientes aos serviços de saúde”, salientou.

 

EXAMES – As mamografias não precisam de solicitação médica para mulheres de 40 a 69 anos. Fora dessa faixa etária, só com pedido médico.

 

A unidade móvel também realiza exame preventivo para aquelas que já tenham tido relações sexuais. Para ter acesso ao resultado, é necessário receber um protocolo do profissional responsável.

 

As ecografias de tireoide, vias urinárias, abdômen total e superior, transvaginal, obstétrica, mamária e pélvica necessitam de pedido médico. O resultado sai no mesmo dia.

 

A “Carreta da Mulher” é um projeto do GDF, promovido pela Secretaria de Saúde, e só na região de Brazlândia já fez aproximadamente cinco mil atendimentos.

 

(B.F./I.M.*)