02/06/2014 às 14:32, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Cartão BRB leva cidadania a capacitandos da Fábrica Social

Atualmente 1950 aprendizes possuem o benefício

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

 BRASÍLIA (2/6/14) – Mais 326 capacitandos do Fábrica Social receberam, nesta segunda-feira (2), os cartões-benefício do BRB, em que são depositados os auxílios pecuniário, alimentação e transporte. Os novos clientes fazem parte do terceiro processo seletivo do programa. Com esses, agora são 1950 matriculados que utilizarão o produto para fazer compras, saques em dinheiro e conferir seus saldos bancários.

 

“Hoje é mais uma turma que recebe o direito à cidadania. Esse cartão é uma conquista que conta com o apoio do BRB. Nada é mais importante do que fortalecer a autoestima com esse trabalho de inclusão social, em que oferecemos oportunidade de trabalho para quem não tem qualificação. E, para que aprendam com mais qualidade, vamos trazer as carretas Oftalmológica e da Mulher para atender as trabalhadoras que precisam”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

 

O presidente do BRB, Paulo Evangelista, reafirmou a importância do programa para o desenvolvimento social do DF. “Fiquei impressionando com o Fábrica desde o primeiro dia. Tenho certeza que vamos ter uma das dez maiores agências do DF por conta dessas mulheres. Vamos fazer cinco mil camisetas para a Copa aqui no Fábrica. Vamos abrir Brasília para o resto do mundo. Temos que mostrar o que temos de bom, e essa ação é uma dessas maravilhas”, avaliou.

 

A ex-dona de casa Alta Alves, 39 anos, afirmou que seus projetos se multiplicaram depois que entrou no Fábrica Social. “É motivador para nós que somos da Estrutural. Levanta a autoestima de qualquer brasileiro, só de não ficarmos em casa. Não tive motivação do esposo. Sem ele saber me inscrevi e fui chamada. Agora estou aprendendo a confeccionar rede, e meu projeto é montar fábrica de costura”, disse emocionada.

 

Os capacitandos recebem os auxílios transporte e alimentação, bem como bolsa especial relativa à frequência, assiduidade e aproveitamento individual. Todos os produtos confeccionados no Fábrica Social são doados a escolas públicas do DF e órgãos administrativos do GDF. Cerca de 100 escolas de Brazlândia, Guará, Estrutural e Gama foram atendidas pelo programa. Ao todo, 180 mil itens foram produzidos e doados até abril de 2014.

 

FÁBRICA SOCIAL – É um Centro de Capacitação Profissional, criado com o objetivo de promover a cidadania por meio da capacitação e da qualificação de pessoas. Em atividade desde agosto de 2013, o programa consiste na confecção de uniformes escolares e de utilização profissional específica e na produção de artigos diversos, em especial esportivos, por pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes no DF. Atualmente atende aproximadamente 1,4 mil capacitandos.

 

CURSOS – O ciclo de capacitação é de até 24 meses. Os participantes podem cursar aulas de bordado industrial; serigrafia; corte, costura e confecção de bandeiras, bolsas, sacolas, mochilas, bolas e redes esportivas; e operação e manuseio de máquinas e equipamentos industriais.

 

(K.I/M.D.*)