02/06/2014 às 15:51, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Embaixadores do Turismo iniciam curso de capacitação para a Copa

Os 124 estudantes, habilitados em inglês e espanhol, se preparam para atender turistas a partir do dia 12

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo

BRASÍLIA (2/6/14) – Começa nesta segunda-feira (2) o curso téorico do programa “Embaixadores do Turismo”, com a participação de 124 estudantes habilitados na prova oral de inglês e espanhol. A parte prática será realizada de 12 de junho a 13 de julho, durante a Copa do Mundo.

 

A capacitação terá carga horária de 35 horas/aula. A avaliação será no dia 10 de junho, e os estudantes aprovados receberão os uniformes para atuar nos postos de atendimento ao turista no dia seguinte. A expectativa é de que cerca de 120 alunos consigam colocar em prática os conhecimentos apresentados durantes as aulas.

 

Os estudantes realizarão as atividades práticas em 13 locais durante a Copa: Parque da Cidade, Rodoviária, Catedral Metropolitana de Brasília, Torre de TV, Igrejinha, Pontão do Lago Sul, Museu da República, Planetário, FIFA FAN FEST (Taguaparque, em Taguatinga), Praça do Relógio (Taguatinga), Brasília Shopping, Pátio Brasil e Conjunto Nacional/Conic.

 

Nos postos, além de informações turísticas e sobre o funcionamento da cidade no período do Mundial, estará à disposição do público o Guia do Consumidor Turista (ação integrada, com o Procon, de proteção aos visitantes).

 

EXPECTATIVA – Para o estudante do 5º período do curso de Turismo da Universidade de Brasília, Arthur Vieira, 20 anos, que domina o idioma inglês, é uma oportunidade de aprender muito sobre a área e uma experiência diferente daquela a que está acostumado. “Espero interagir com pessoas de outras culturas”, disse.

 

Já para Sthefani Wanzeller, 23 anos, que cursa 6º período do curso de Turismo da Facitec, fluente em espanhol (certificado internacional emitido pelo instituto Dele), o projeto soma experiência profissional, além de ser um diferencial para o currículo. “Estou muito motivada para o começo da formação teórica”, declarou. Matyas Feher, 22 anos, do Iesb, disse que a motivação principal é “participar da Copa e conhecer os turistas que virão para Brasília durante o Mundial”.

 

“Após a avaliação do projeto, esperamos que o programa “Embaixadores do Turismo” se consolide no Distrito Federal, que tem agenda de eventos previstos até 2019. É muito bom ver o interesse dos estudantes em participar da atividade. Além de conhecimento teórico aliado à prática, eles terão a experiência do contato com os visitantes de Brasília”, destacou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

 

As secretarias de governo que apoiam as ações de Copa integrarão as aulas com informações sobre o megaevento na cidade. Também integrarão o conteúdo programático oficinas do Procon sobre direito do consumidor turista.

 

BENEFÍCIOS – Os “Embaixadores do Turismo”, recebem capacitação sobre Brasília como patrimônio cultural da humanidade, atrativos turísticos, infraestrutura e logística da cidade para a Copa do Mundo FIFA 2014. Também terão a oportunidade de reforçar o aprendizado teórico aliado à prática e receberão bolsa de estudos no valor de R$ 500 por dois meses, uniforme completo (calça, camisa personalizada, casaco, boné, mochila e squeeze) e certificado de participação emitido pela Secretaria de Turismo do DF e Unesco.

 

O objetivo do programa é dar oportunidade a universitários e estudantes de cursos técnicos de turismo e afins e de direito, fluentes em inglês e/ou espanhol do DF, para participarem de grandes eventos. Os estudantes receberão qualificação teórica e prática com atividades de informação aos moradores e visitantes durante a realização de grandes eventos no DF, além do intercâmbio cultural. Os estudantes do curso de Direito passarão orientações jurídicas em alguns postos de atendimento.

 

Para conhecer mais sobre o programa, acesse o site. http://www.embaixadoresdoturismo.df.gov.br/.

 

(C.C.*)