02/06/2014 às 19:25, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Percurso entre Santa Maria e Plano Piloto é feito em 35 minutos no Expresso DF

O transporte experimental e gratuito estará liberado a partir da próxima segunda-feira

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Mariana Raphael / Arquivo

BRASÍLIA (2/6/14) – Foi iniciada, nesta segunda-feira (2), a operação “Branca” do Expresso DF – Eixo Sul no trecho entre Santa Maria e Plano Piloto. A viagem, com percurso de 29km, durou 35 minutos, tempo considerado satisfatório pelos técnicos do GDF.

 

“Para o primeiro dia esse tempo foi extremamente positivo, sem incidentes, o que mostra que todo o projeto de mobilidade está sendo feito com cautela e com determinação”, destacou o diretor técnico do DFTrans, Lúcio Lima.

 

Nesta primeira fase da operação “Branca”, que dura até a próxima sexta-feira (6), somente servidores do órgão serão transportados, ocasião em que eles farão vistorias e ajustes necessários para que o sistema opere em sua plenitude.

 

A segunda fase, por sua vez, será iniciada em 9 de junho e seguirá os mesmos moldes do que foi feito no Gama: seis ônibus articulados, cada um com capacidade para 130 pessoas, rodando em velocidade máxima de 60km/h e com intervalos de, no máximo, 10 minutos. O horário também será das 11h às 14h e não haverá cobrança de passagem.

 

OPERAÇÃO COMERCIAL – De acordo com o governador Agnelo Queiroz, a operação “Branca”, realizada no Gama, tem tido saldo positivo. A data provável de início da operação comercial, neste trecho, é 30 de junho.

 

Com a operação efetiva dos dois percursos, o Expresso DF – Eixo Sul, que é composto por dois terminais, 10 estações e 10 passarelas, transportará aproximadamente 13 mil passageiros, por hora, em cada sentido, nos períodos de pico.

 

Diariamente, pela previsão do GDF, os 43km de corredores exclusivos beneficirão 272 mil pessoas moradoras de Santa Maria, Gama e Park Way. A obra teve investimento de R$ 648 milhões.

 

(F.M./C.C*)