" /> ">

03/06/2014 às 20:03

Sedest incentiva alimentação saudável

Projeto “Sabor e Saúde” será lançado nesta quarta (4) no Restaurante Comunitário do Riacho Fundo II

Por Da Redação, com informações da Sedest


. Foto: Brito / Arquivo

BRASÍLIA (3/6/14) – O projeto “Sabor & Saúde” será lançado nesta quarta-feira (4), no restaurante comunitário do Riacho Fundo II, às 10h30. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) tem como tema Produtos x Alimentos. A ideia é falar sobre a valorização da comida saudável e as consequências para a saúde do consumo de industrializados.

 

A equipe de nutricionistas da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedest planejou o Espaço Itinerante Sabor e Saúde, onde serão expostos alimentos naturais e produtos alimentares, promovendo a reflexão dos convidados sobre a diferença de tais insumos, bem como seu modo de produção. As mesas do restaurante comunitário serão personalizadas com dicas de comida saudável.

 

A nutricionista da Sedest, Fernanda Cecílio Rodrigues, explica que o Brasil é o 5º país no ranking mundial de sobrepeso. “Percebemos que nos últimos 10 anos a população passou a comprar mais alimentos, porém, é preciso elevar a qualidade desses produtos. Comida industrializada é mais prática, mas esse consumo pode gerar impactos negativos para a saúde, como o sobrepeso”, destacou.

 

A iniciativa integra o Plano de Enfrentamento à Pobreza, do Governo do Distrito Federal: “DF Sem Miséria”. Uma das prioridades do plano é que os equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional sejam uma ferramenta para reduzir a vulnerabilidade social e a insegurança alimentar e nutricional no DF, promovendo saúde e cidadania.

 

“O GDF já deu o primeiro passo ao garantir, com a transferência de renda, que a população compre os alimentos. Outra iniciativa que garante alimentação saudável e acessível é a comida servida a R$ 1 no restaurante comunitário. Agora, queremos avançar ainda mais, promovendo a educação alimentar e nutricional, pois é possível comer bem sem gastar muito”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Osvaldo Russo de Azevedo.

 

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) desenvolve ações para reeducar nutricionalmente a população. Em março deste ano, o GDF lançou o 1º Plano de EAN do Distrito Federal. A Sedest já desenvolve a Educação Alimentar e Nutricional em suas unidades e entidades conveniadas.

 

SERVIÇO

Lançamento do projeto “Sabor & Saúde”

Data: Quarta-feira (4)

Local e horário: Restaurante Comunitário de Riacho Fundo II, às 10h30

Mais informações: 3348-5017 ou 3348-5018

 

(C.C*)