Moradores terão acesso a serviços públicos próximo de suas casas

" /> Moradores terão acesso a serviços públicos próximo de suas casas

">

05/06/2014 às 19:32, atualizado em 17/05/2016 às 14:45

Santa Maria recebe a 12ª edição do “GDF Junto de Você”

Moradores terão acesso a serviços públicos próximo de suas casas

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Fotos: Arquivo

BRASÍLIA (5/6/2014) – A 12ª edição do “GDF Junto de Você” acontecerá em Santa Maria, a partir desta sexta-feira (22). O evento tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Até o próximo domingo (24), todas as secretarias e empresas do GDF atenderão os moradores da região.


Nos últimos anos, a cidade recebeu melhorias para aumentar a qualidade de vida dos seus mais de 122 mil habitantes. Além de construir quatro creches, que estão em fase de conclusão, o GDF reformou o Centro de Educação Infantil 203 e a Escola Classe 203. Os espaços ganharam laboratório de informática, duas quadras cobertas, refeitório, salas de vídeo e leitura, e parquinho. As obras custaram R$ 7,9 milhões.

 

Santa Maria também ganhou um novo quartel do Corpo de Bombeiros, obras do “Asfalto Novo”, Pontos de Encontro Comunitários (PEC’s), uma Unidade de Internação Sócio Educacional (CASE) e a cobertura de cinco quadras poliesportivas de escolas da cidade.

 

Os moradores serão beneficiados, ainda, com o Expresso DF Sul, que está sendo finalizado e entrará em operação em breve nessa região. A nova forma de transporte público do DF, que já é utilizado pela população do Gama em fase experimental, ligará Santa Maria ao Plano Piloto. O percurso, com corredores exclusivos, será 50 minutos mais rápido que o coletivo tradicional. O Expresso DF Sul será utilizado por 272 mil pessoas do Gama, Santa Maria e Park Way. O investimento total será de R$ 648 milhões, incluindo recursos do governo federal.

 

INFRAESTRUTURA – Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2013, da Codeplan, mais de 73% da população do Paranoá possui residência própria. O abastecimento de água pela rede geral abrange quase a totalidade dos domicílios urbanos (97,65%), e o esgotamento sanitário atende 91,5% dos moradores. Além disso, 99,85% das residências têm energia elétrica e cerca de 98% delas utilizam serviços de coleta de lixo.

 

O acesso a ruas asfaltadas, com calçadas, meios-fios, iluminação pública e rede de água pluvial beneficia de 84% a 94% dos domicílios.

 

HISTÓRICO – Santa Maria, que fazia parte da área rural do Gama, foi constituída cidade em 1992. O local é rodeado pelos ribeirões Alagado e Santa Maria, que deu origem ao nome da cidade. A região é composta por áreas urbana, rural e militar.

 

(V.F./M.D*)