07/06/2014 às 12:28

Proteção a crianças e adolescentes é reforçada para a Copa

Campanha do GDF tem como objetivo prevenir exploração sexual e outros tipos de violência durante o Mundial em Brasília

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (7/6/14) – A campanha integrada “Diversão e proteção andam juntas!!”, está sendo realizada nos dias que antecedem a Copa do Mundo para alertar sobre riscos de possíveis violências contra crianças e adolescentes durante o Mundial em Brasília.

 

A iniciativa – coordenada pela Secretaria de Saúde (SES/DF) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) –, conta com atividades em pontos estratégicos visando à sensibilização das pessoas quanto à importância de proteger crianças e adolescentes.

 

“Queremos conscientizar os pais e responsáveis não somente como agirem em caso de violência, mas também orientar sobre os tipos de violência e mostrar dicas simples de proteção em megaeventos”, explicou a psicóloga do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (Nepav/SES), Fernanda Falcomer.

 

Segundo o coordenador do Programa de Atenção, Vigilância e Assistência às Vítimas de Violência (PAV) Flor de Lotus, João Narcizo Souza Júnior, só a partir da conscientização das equipes de atendimento e dos diversos segmentos da sociedade a exploração sexual juvenil poderá ser reduzida.

 

“Houve um aumento do número de denúncias de casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. O Hospital Regional de Ceilândia é referência em atendimento a essas vítimas e contribui com a comunidade por meio do atendimento sistematizado a crianças, adolescentes e seus familiares, que são assistidos por equipe especializada formada por psicólogo, enfermeiro e assistente social”, disse João Júnior.

 

As vítimas são acolhidas no pronto-socorro e depois encaminhadas ao ambulatório 2 (antigo Centro de Saúde 1 de Ceilândia), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

 

Nos locais das arenas esportivas e onde houver aglomerações de pessoas comemorando, haverá tendas dos Conselhos de Proteção à Infância e Tutelares, Vara da Infância e Juventude, a fim de garantir um atendimento infanto-juvenil especializado.

 

SERVIÇO:

Denuncie em caso de situação de risco de crianças e adolescentes. Disque 100.

 

Clique aqui para ver algumas dicas para crianças, adolescentes, pais e responsáveis.

 

(C.C*)