Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
08/06/2014 às 21:41
Serviço instalado ao lado da administração regional fez mais de 1,3 mil atendimentos
BRASÍLIA (8/6/14) – A “Carreta da Oftalmologia”, da Secretaria de Saúde, começou o atendimento no Gama em 1º de junho (domingo) e, até terça-feira (3), atingiu mais de 1,3 mil consultas. Desses, 800 pacientes foram agendados para cirurgias de catarata, a partir de 10 de junho. O serviço funciona ao lado da administração regional, de 6h as 17h, de segunda-feira a domingo, incluindo feriados. A equipe é composta por oito oftalmologistas, anestesista, profissionais de enfermagem e de apoio.
A unidade móvel é composta de três carretas com equipamentos de ponta para consultas e cirurgias, de acordo com a necessidade dos pacientes. O objetivo é reduzir a demanda nessa especialidade em Brasília, e um dos principais procedimentos realizados é a cirurgia de catarata.
Segundo o coordenador da carreta, Mateus Viana, existe um cronograma para o mês de junho no Gama, onde as consultas serão realizadas até 14 de junho. A primeira fase das cirurgias acontecerá de 10 a 14, e a segunda fase, de 24 de junho a 1º de julho.
Adilson Pereira Filho, que acompanhava a mãe, Maura Muniz da Silva, de 81 anos, disse que reside na Cidade Ocidental (GO) e que ficou sabendo da carreta da visão por uma vizinha. “Cheguei sem saber se a minha mãe seria atendida, já que moramos no Entorno. Ela já fez a consulta, e a cirurgia de catarata foi agendada para o dia 10”, disse.
Na avaliação da moradora do Setor Leste do Gama Morovina Juária, de 73 anos, que já tinha operado de catarata há mais de três anos e foi para uma consulta, o atendimento foi ótimo. “Só tenho que agradecer a oportunidade, fui bem recebida por todos”.
IDOSOS PRIORIZADOS – O serviço é destinado exclusivamente para atender pessoas com problemas de visão que tenham sido encaminhadas pela regulação, por meio de contato telefônico prévio, independentemente da idade, e para todas as pessoas acima de 60 anos que moram em Brasília ou não. Nessa faixa etária não precisa ter encaminhamento médico, bastando, apenas, apresentar a identidade e o cartão do SUS.
Usuários abaixo de 60 anos e que não estejam inseridos na regulação devem procurar o centro de saúde de referência. Para aqueles com 60 anos, moradores do Entorno e de outras localidades, existe um posto (Gerência de Regulação, Controle e Avaliação) localizado na Administração do Gama para orientações.
(C.C*)