Micro e pequenos empresários apostam em negócios de R$ 40 milhões

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Micro e pequenos empresários apostam em negócios de R$ 40 milhões

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09/06/2014 às 12:02, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Lançamento de produtos exclusivos para a Copa movimenta comércio

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Micro e pequenos empresários apostam em negócios de R$ 40 milhões

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto: Brito

BRASÍLIA (9/6/14) – Os comerciantes do DF garantem que estão preparados para atender o público local e os turistas durante a Copa do Mundo. Com a ajuda do GDF e do Sebrae, eles se capacitaram, criaram produtos especiais para o megaevento e esperam aumentar o faturamento.

 

O Sebrae realiza, anualmente, um grande encontro de negócios, e o de 2014 superou as expectativas. “O 4º Encontro de Negócios aconteceu em abril, no Estádio Mané Garrincha, onde foram prospectados R$ 40 milhões em negócios”, relatou a analista da Unidade de Atendimento Coletivo de Serviços do Sebrae no DF, Jackeyline Mapurunga.

 

Segundo o secretário de Micro e Pequenas Empresas do DF, Antônio Augusto de Moraes, “o setor varejista teve um desempenho bem acima da média de anos anteriores, como é o caso dos artigos esportivos e festivos. Estamos otimistas de que a Copa vai beneficiar diversos setores, como hotelaria, bares, restaurantes, táxi e os micro e pequenos empreendedores. A cidade já está com o clima bastante animador, com as lojas e quadras decoradas. Isso estimula e conquista os consumidores”.

 

“Mesmo com a participação das grandes lojas, os micro e pequenos empresários sempre colaboram para o desempenho de outras atividades, o que beneficia o setor produtivo”, completou o secretário.

 

RESULTADO POSITIVO – Para aumentar as vendas, centenas desses empreendedores criaram linhas de produtos exclusivos para o Mundial e já contabilizam os lucros. Uma dessas microempresas é a Muv Shoes, especializada em tênis customizados, que lançou uma coleção completa com foco na Copa do Mundo. A linha inclui modelos inspirados em países como Holanda, Alemanha, Itália, Argentina, Espanha e Brasil, além dos continentes da Europa, África e América.

 

O designer Miguel Marinho, sócio da empresa, afirma que o resultado com a venda em atacado dessa coleção foi imediata. “O pessoal do Sebrae perguntou se nós não iríamos criar nada especial para o evento e começamos a trabalhar com esse conceito. Lançamos a coleção da Copa em novembro, para compras em atacado, e as vendas aumentaram 300% em relação à coleção anterior”, declarou.

 

Atualmente, os tênis são comercializados no atacado para sites multimarcas e no varejo pelo site da Muv, que entrega o produto em todo o DF em 10 dias. No início de junho, a empresa começará a vender, também, em um quiosque no Conjunto Nacional.

 

“Escolhemos o local por ser na área central, próximo ao estádio, onde acreditamos que o movimento será intenso. Brasília vai receber muita gente de fora e isso deve impulsionar as vendas. Esperamos aumentar o faturamento no varejo em 150%”, ressaltou.

 

Criada há apenas dois anos e meio, quando três amigos perceberam que todos os tênis eram muito parecidos e decidiram mudar isso, a empresa procurou o Sebrae-DF para tirar a ideia do papel. “Não entendíamos nada do setor, mas fomos pesquisar, pedimos ajuda do Sebrae e fomos nos desenvolvendo”, afirmou o publicitário e sócio da Muv, Vinícius Matteo.


COMPETITIVIDADE – Segundo Jackeyline Mapurunga, 975 empresas se cadastraram para participar dos programas de preparação para a Copa do Mundo. “As empresas participantes ganham um diagnóstico de competitividade e comercialização, participam de encontros de negócios do setor específico e, depois, [participam] das rodadas de negócios, onde é possível fechar contratos”, ressaltou.

 

Para expor o trabalho dos micro e pequenos empreendedores de Brasília e das outras 11 cidades-sede do Mundial, o Sebrae lançou o Brasil Original. O espaço, montado na Praça Central do Park Shopping, reúne produtos artesanais e industrializados e ficará montado até 30 de junho.

 

“Esse espaço é muito interessante, é grande, bonito, e temos a oportunidade de ver os produtos de vários lugares de uma vez só”, afirmou a aposentada Cibele Campos, 58 anos, que visitava o local. “Achei muito legal, foi uma ótima ideia fazer essa mistura de cores e regiões, além disso a estrutura é ótima”, completou o designer Vicente Ozumi, 39 anos, que passava, pela primeira vez, no Brasil Original.

 

(V.F./C.C*)

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