11/06/2014 às 20:21

Centro Cultural Três Poderes reabre ao público com acessibilidade

Espaços funcionarão de terça a domingo, das 9h às 18h

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Cultura


. Foto: Mary Leal / Arquivo

 BRASÍLIA (11/6/14) – Os espaços culturais localizados na Praça dos Três Poderes reabrem, a partir desta quarta-feira (11), com adaptações voltadas à acessibilidade. As estruturas também foram revitalizadas e higienizadas.

 

O Espaço Lucio Costa e o Panteão da Pátria e da Liberdade agora contam com três plataformas elevatórias para acesso aos cadeirantes – sendo duas delas no Panteão da Pátria e outra no Espaço Lucio Costa. Cada equipamento tem capacidade para 250 quilos.

 

Já no Museu da Cidade está disponível um carrinho motorizado para deficientes, com capacidade 200 quilos. Todos os equipamentos serão operados por técnicos do espaço.

 

“Essa é uma grande oportunidade de mostrar a nossa cidade para os turistas, tanto os estrangeiros quanto os brasileiros. É muito importante que esses espaços estejam abertos. Vamos aproveitar esse momento histórico”, afirmou a gerente do Centro Cultural Três Poderes, Jussara de Almeida Menezes.

 

Espaços culturais – O Espaço Lucio Costa, idealizado por Oscar Niemeyer, é uma homenagem ao urbanista criador do Plano Piloto de Brasília. O espaço abriga a Maquete de Brasília, construída em 1988. Para a reabertura, ela passou por manutenção e higienização.

 

O espaço recebeu também pintura da estrutura, restauração de bancos e revisão elétrica. Desenhos e fotografias expostas no local também foram reimpressos.

 

O Museu Histórico da Cidade é o museu mais antigo da capital, já que foi aberto no mesmo dia de inauguração da cidade, no dia 21 de abril de 1960. Ele abriga um painel de mármore com frases de estadistas sobre o sonho de transferir a capital do Brasil para o Planalto Central.

 

O museu passou por revisão elétrica, reparação de rampa, troca de pisos, pintura e retirada de infiltrações. A escultura de Juscelino Kubitschek foi restaurada.

 

O Panteão da Pátria e da Liberdade foi criado para homenagear os heróis nacionais, ou seja, brasileiros que possuíram ideais de liberdade e democracia. O Panteão consagra também a memória de Tiradentes, o Patrono Cívico da Nação Brasileira. No local, foi realizada troca de peças de mármore, manutenção hidráulica e retirada de infiltrações.

 

SERVIÇO:

Centro Cultural Três Poderes

Horários de visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h

*Abrirá também nos dias 23 e 30 de junho de 2014 (segunda)

Telefones: (61) 3325-6244 / 3323-3728 / 3326-7709

 

(M.D.*)