11/06/2014 às 11:05, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Unidade de Internação do Recanto das Emas realiza oficina de cinema

Adolescentes aprendem etapas básicas da produção de filme e vídeo com especialistas da área

Por Da Redação, com informações da secretaria da Criança


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (11/6/14) – Os adolescentes da Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire) participam até esta quarta-feira (11) de oficina de cinema, que terá como produto final a produção de filme e vídeo. O objetivo é mudar o foco desses jovens para que possam enxergar um futuro diferente na vida.

 

“Eles estão muito envolvidos nesse projeto. Fazemos também outro, que é o festival de música, em que eles libertam a criatividade e fazem até letras. Nossa meta é desviar o olhar deles do mundo que os trouxeram para cá”, afirmou a chefe do Núcleo de Profissionalização da unidade, Sandra Lúcia Nunes dos Santos.

 

Antes da oficina, eles participaram do Seminário sobre a História do Cinema Brasileiro, encerrado na última quinta-feira (5). Na ocasião foi apresentado um panorama do cinema brasileiro, desde seu início até os dias atuais. Foram exibidos trechos de filmes nacionais para ilustrar os principais momentos do cinema nacional.

 

Já na oficina, os socioeducandos têm aulas sobre as etapas básicas da produção de filme e vídeo. Três profissionais de cinema, um diretor/roteirista, um produtor e um cinegrafista, ensinam as etapas necessárias para a produção do material. Os jovens participarão de parte do processo de edição e produzirão vídeos de até três minutos.

 

Estas atividades constam da Portaria Conjunta nº 55, de 10 de julho de 2013, firmada entre as Secretarias da Criança e de Cultura do Distrito Federal.

 

(K.I./M.D.*)