Em diversas quadras da cidade, a comunidade ainda dava o último retoque na decoração para o Mundial de futebol

" />

Em diversas quadras da cidade, a comunidade ainda dava o último retoque na decoração para o Mundial de futebol

">

12/06/2014 às 15:16, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Moradores de Ceilândia animados para estreia do Brasil na Copa

selo copa

Em diversas quadras da cidade, a comunidade ainda dava o último retoque na decoração para o Mundial de futebol

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Mariana Raphael

BRASÍLIA (12/6/14) – O clima da Copa e a ansiedade pela estreia da Seleção Brasileira no Mundial contagiaram a população e tomaram conta das ruas de Ceilândia, nesta quinta-feira (12), dia da estreia do Brasil contra a Croácia. Ao som estridente de cornetas e vuvuzelas, diversos moradores deram os últimos retoques na decoração das ruas. Outros aproveitaram a data para ter lucro nos negócios.

 

No Conjunto C, da QNP 19, a animação foi comandada pelo gesseiro Ernesto Farias, 29 anos, que juntou a vizinhança para concluir a ornamentação da quadra residencial. Enquanto as mulheres e crianças preparavam as fitinhas verdes e amarelas para serem colocadas nas casas, os homens pintavam desenhos no asfalto.

 

“Começamos a arrumar no fim de semana, e está quase tudo pronto. Ontem, por exemplo, começamos a fazer as coisas às seis da tarde e só paramos hoje às quatro da manhã. Vale muito a pena”, disse Farias.

 

Nessa quadra, a animação é o que não falta. Por lá, eles pintaram o Fuleco, mascote da Copa e outros símbolos do Mundial, além do craque Neymar e do Felipão, técnico da Seleção.

 

A mesma alegria também se viu na QNP 15, onde os moradores arrecadaram R$ 10 em cada uma das 50 casas da rua. Com o dinheiro, eles confeccionaram as fitinhas coloridas e compraram as tintas para pintar o asfalto, que ganhou a figura de uma bandeira nacional.

 

“A Copa representa alegria, satisfação e emoção. É uma oportunidade de juntar as pessoas. Vamos assistir ao jogo todos juntos e com direito a churrasco”, disse a moradora Rosangela Pereira, 37 anos, que organizou a ornamentação da quadra.

 

O clima de expectativa pelo jogo, sentido na área residencial, também é perceptível no comércio. Hoje cedo, Vicente Carlos da Silva, 52 anos, ainda arrumava o bar do qual é dono.

 

Carlão, como o empresário é conhecido em Ceilândia, destacou que se preparou para a Copa e que os jogos serão exibidos em quatro TVs. O cardápio também está pronto. Ele adiantou à reportagem da Agência Brasília que, em cada partida da Seleção Brasileira, a comida será diferente.

 

“Hoje temos a carne de sol com mandioca e queijo, mas a novidade é a carne de bode que estamos preparando. Está quase tudo pronto, e espero receber de 80 a 100 pessoas”, calculou Carlão.

 

No salão do cabelereiro Antônio Galeno, 55 anos, o verde e amarelo também se fez presente com a camisa da Seleção e um lenço, nas mesmas cores, amarrado na cabeça. Fã da Seleção de 1970, considerada por ele uma das melhores equipes, o microempresário espera o hexacampeonato brasileiro.

 

“A Seleção de 70, a meu ver, tinha mais garra, mas com essa também temos de torcer e ser patriota. Quando o jogo é da Seleção, gosto de ficar no clima e me vestir desse jeito”, contou Galeno.

 

Cliente do cabelereiro, Cleidson Batista, 39 anos, também estava se preparando para a comemoração da estreia da Copa do Mundo. Ex-jogador profissional do Ceilandense, Batista espera a vitória brasileira, mas alerta sobre a força de outros adversários: “O Brasil pode ser campeão, mas tem de lutar muito. A Argentina e Espanha têm grandes chances, e temos que ficar espertos”.

 botão copa brasília

(F.M./C.C.*)