13/06/2014 às 16:33, atualizado em 27/05/2016 às 12:35

Bares e restaurantes fazem preparativos especiais para a Copa do Mundo

Setor que investe em compra de telões e outros acessórios espera acréscimo de até 35% nas vendas em dias de jogos

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Fotos: Brito e Hmenon Oliveira

 BRASÍLIA (13/6/14) – Com investimentos em telões, TVs, decoração em verde e amarelo e maior número de mesas, os bares e restaurantes de Brasília estão prontos para o aumento da demanda durante a Copa do Mundo. A expectativa é que as vendas cresçam até 35% nos dias de jogos, segundo previsão do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar – DF).

 

Para o presidente da entidade, Clayton Machado, o setor está otimista e preparado. “Alguns estabelecimentos estão investindo em pratos novos no cardápio, cursos de idiomas para os funcionários e outros na instalação de telões. Cada um faz o que acha que é necessário para atrair a clientela”, descreveu.

 

Machado informou que existem aproximadamente 2,7 mil bares e restaurantes no Plano Piloto e, ao todo, cerca de 10 mil no Distrito Federal. Segundo ele, provavelmente, a preferência da clientela será pelos bares. “Mas os restaurantes que estão usando a criatividade para inovar também não devem ficar para trás”, acrescentou.

 

Esse é o caso do empresário Rodrigo Freire, proprietário do restaurante especializado em comida internacional Oliver, no Brasília Golf Center. Rodrigo resolveu criar um espaço com telões para que as pessoas assistam ao jogo e, depois, participem de um evento estilo “Festa Vip da Copa”, com direito a música e bebidas. “Com essa área, queremos aumentar a capacidade para mais 200 pessoas”, afirmou.

 

Além disso, o comerciante aumentou o número de funcionários, que estão em treinamento regularmente. Uma delas é Patrícia Carlos dos Santos, 31 anos, que mora no Riacho Fundo II. Ela faz estágio no Oliver e se capacita por intermédio de uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “Estou aprendendo desde como tratar bem o cliente até como conversar, que é essencial. Minha expectativa é ser contratada definitivamente”, afirmou.

 

Outra ação realizada pelo empresário foi usar o mote da Copa para trazer um gosto brasileiro ao cardápio. Um dos novos pratos é a Polenta à Neymar, composto por polenta, mousseline de mandioca, carne de sol desfiada com cebola roxa e crispy de alho poró.

 

“O nome é bastante sugestivo, porque o prato tem mesmo um topete por causa do crispy de alho poró”, contou o empresário, ao lembrar que quem compra um prato leva um brinde. “Nós damos o Prato da Boa Lembrança, produzido artesanalmente em cerâmica para que as pessoas não se esqueçam de Brasília e do nosso sabor”, disse.

 

Mais um estabelecimento que aposta no aumento dos lucros é o Primeiro Cozinha de Bar, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). O gestor e sócio do da empresa, Gustavo Santos, destacou que um dos grandes atrativos será a decoração em verde e amarelo, que contemplará inclusive as bebidas.

 

“Estamos elaborando uma caipiroska, que batizamos de Exagerado, com as cores do Brasil. As combinações serão com frutas como maracujá, manga e limão. Além disso, estamos fazendo um esquenta para a Copa todas quartas-feiras, quando lançamos a promoção do balde de cerveja. Quem compra seis, leva mais três, até às 20h”, disse.

 

O gestor informou, ainda, que o bar fará reservas para os clientes, aumentará o número de mesas e cadeiras, além de treinar os funcionários e alterar o cardápio para inglês e português.

 

TORCIDA NO LAGO – Quem quiser assistir aos jogos às margens do Lago Paranoá terá no Pontão do Lago Sul, além de cenário de cartão postal, diversas opções de gastronomia em restaurantes e bares, que abrirão as portas para almoço, happy hour e jantar.

 

Já os quiosques oferecerão lanches rápidos, sucos, sorvetes, pipoca e água de coco geladinha. Além disso, para deixar todo o Pontão em clima de Copa, bandeiras de todos os países participantes da disputa também farão parte de uma decoração especial.

 

QUALIDADE APROVADA – Segundo pesquisa realizada, nas 11 cidades-sede da Copa 2014, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 83,5% dos restaurantes, bares, lanchonetes e similares analisados Brasília são seguros para o consumidor.

 

A constatação, após análise de 231 estabelecimentos, foi feita com base em 51 critérios sanitários. De acordo com os dados, 24,5% dos estabelecimentos foram avaliados com nota A, o que representa um dos índices mais altos do país. Além disso, 29,7% ficaram com a colocação B, e 24,4%, com nota C.

 

(A.S./C.L.*)