13/06/2014 às 14:49

Jornalistas estrangeiros elogiam segurança do Fan Fest

Primeiro dia de festa ocorreu em clima de tranquilidade e sem ocorrências graves

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Cultura


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (13/6/14) – O primeiro dia do FIFA Fan Fest em Brasília impressionou os jornalistas estrangeiros que cobrem a Copa do Mundo na capital federal. A organização e a tranquilidade observada por eles, em um grande evento “parecido com o carnaval”, além do esquema de segurança, foram os pontos altos, além, é claro, da amabilidade dos moradores.

 

Para o espanhol Rafael Salido, da Agência EFE, toda a organização da festa foi bem estruturada, “controlada”, sendo que o público teve a oportunidade de se divertir e assistir à partida de futebol e aos shows programados, com tranquilidade. “Foi melhor do que eu esperava! Estamos sendo muito bem cuidados por todos”, afirmou.

 

Já o jornalista holandês Stefan Coerts, que trabalha para o site Goal.com, especializado em notícias sobre futebol em nível mundial, acredita que o público poderia ser ainda maior no Taguaparque. “A festa é imensa e animada! A organização está muito boa, muito bem planejada”, elogiou Coerts, que é acostumado a cobrir grandes eventos esportivos europeus e norte-americanos.

 

SEGURANÇA – De acordo com a Secretaria de Segurança do DF, o primeiro dia do FIFA Fan Fest ocorreu em clima de tranquilidade e sem ocorrências graves. Balanço parcial do primeiro dia de Copa do Mundo no Distrito Federal aponta que 40 mil pessoas estiveram no Taguaparque, em Taguatinga, nesta quinta-feira (12).

 

Até as 21h, foram contabilizadas quatro prisões – duas por tráfico de drogas e duas em um carro furtado – e três atendimentos médicos dentro do local do evento. Outras duas pessoas foram detidas nas proximidades do parque durante manifestação contra a Copa por desacatao à autoridade.

 

O Corpo de Bombeiros prestou socorro a uma pessoa que teve mal súbito, a um torcedor que cortou o dedo e a outro que torceu o pé. O plano de segurança contou com a participação de 1.379 profissionais.

 

(K.I./M.D.*)