14/06/2014 às 20:44

Projeto “Bombeiro nas quadras” chega a Brazlândia

Moradores da cidade aprenderam a prevenir acidentes domésticos e conheceram equipamentos da corporação

Por Da Redação, com informações do Corpo de Bombeiros


. Foto:Antonio Marques

BRASÍLIA (14/6/14) – Brazlândia recebeu, neste sábado (14), o Projeto “Bombeiro nas quadras”, que foi realizado no estacionamento da Feira Central da cidade. O evento faz parte da programação de aniversário de Brazlândia, que completou 81 anos no dia 5 de junho.

 

Foram montadas tendas, onde os participantes receberam orientações de como prevenir acidentes domésticos, puderam aferir a pressão, ouvir recomendações de como reagirem a determinadas situações e ainda conheceram os equipamentos da corporação e suas funções.

 

O evento contou com  cerca de 30 integrantes do 7º Grupamento de Bombeiro Militar de Brazlândia e cinco viaturas que fizeram demonstrações. Para Rita Bezerra dos Santos, dona de uma banca na Feira Central, essa foi uma oportunidade para aferir sua pressão e verificar como anda a saúde. “Os bombeiros são uma bênção em nossas vidas. Acho tudo isso maravilhoso”, destacou.

 

Todos que compareceram ao local, tiveram a oportunidade de interagir com os bombeiros. Crianças e adultos passearam nas viaturas ao som da sirene. Muitos vestiram a roupa de aproximação, usada no combate a incêndio urbano.

 

A vestimenta, junto ao cilindro de ar respirável, pesa cerca de 30 quilos, é um EPI (Equipamento de Proteção Individual) e comprova a importância da tecnologia no sucesso do trabalho dos bombeiros. As crianças curiosas usaram o mangote – mangueira de água utilizada para o combate a incêndio – e sentiram a sensação de realizar um salvamento.

 

“Acho muito legal essa iniciativa, pois o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros é de grande importância, mas muitas vezes não é valorizado, pois as pessoas não conhecem. Com esse evento, a comunidade pode conhecer o trabalho dos bombeiros. Trouxe meu filho que admira a profissão e quer segui-la”, ressaltou Tatiane Silva Rocha.

 

Para o major Cláudio César Pereira de Paiva, comandante do grupamento, o Projeto “Bombeiro nas quadras” tem o objetivo de aproximar a comunidade. “Mostramos nossas atividades e também os serviços prestados pela corporação. Assim, os moradores podem conhecer a profissão e ainda despertamos nas crianças a vontade de ser um bombeiro”, afirmou.

 

O quartel de Brazlândia possui as viaturas ABT (para combate a incêndio urbano), ABTF (utilizada nos incêndios florestais), a de salvamento (carrega os equipamentos utilizados em colisões) e a UR (Unidade de Resgate, a conhecida ambulância). A unidade passa por reforma que beneficiará todos os profissionais.

 

(J.P./C.C.)