Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/06/2014 às 15:38, atualizado em 12/05/2016 às 18:15
Tecnologia disponível para celulares e tablets facilita o acesso às informações sobre atrativos e serviços disponíveis na capital brasileira
BRASÍLIA (16/6/14) – Os turistas que chegarem à capital federal poderão usar a tecnologia para otimizar as atividades de turismo desenvolvidas durante o tempo de permanência na cidade. O Governo do Distrito Federal investiu em aplicativos para celulares e tablets que ajudarão o visitante a encontrar os principais atrativos e serviços disponíveis.
Para aqueles que desejam informações prévias sobre o que encontrarão na capital brasileira, o aplicativo Turismo Brasília apresenta uma breve explicação sobre os monumentos e fornece dados a respeito dos prestadores de serviços básicos – transporte local, transporte aéreo, agências de viagens –, telefones de serviços de emergências e mapas. Os atrativos também são apresentados em fotos com 360º de pontos importantes da cidade.
Aqueles que vierem de outros países contam ainda com um auxílio na hora de trocar informações com os brasileiros. Além de traduzir os textos em inglês e espanhol, a ferramenta permite a pesquisa de frases úteis e fornece o áudio da pronúncia correta. São pequenas dicas de português que podem facilitar a vida do turista, como: “Pode me mostrar onde é isso no mapa?”, ou “Vou ao aeroporto”, “Que horas começa o jogo?”.
A versão mínima do IOS que aceita é a 7, e o android versão 4. O tamanho do aplicativo para a versão android é de 27 megabytes e para a IOS de 23 megabytes. Lançada em abril deste ano, a ferramenta contabilizou mais de 1,5 mil downloads, dos quais cerca de 10% foram feitos por estrangeiros. Além do Brasil, Espanha, Argentina, EUA, Colômbia, Emirados Árabes, Angola, Bolívia, Suíça e República Tcheca já estão na lista de países onde o aplicativo é utilizado. A média é de 15 downloads por dia.
ALERTAS – Quando se trata de visitação quando o turista já está em Brasília, a indicação é que baixe o aplicativo “Beekme”. Lançado em maio deste ano, o app é uma versão moderna dos áudioguias utilizados no mundo para informar de maneira dinâmica sobre os pontos de destaque de determinado local. O diferencial de Brasília é que a cidade é a primeira a usar a tecnologia Ibeacons para esse objetivo.
Na prática, a ferramenta funciona por georreferenciamento e sistemas de microlocalização que enviam mensagens de celular cada vez que o usuário se aproxima de um monumento importante na cidade. Caso o interessado decida entrar no ponto turístico, os Ibeacons instalados dentro do local passam a informar ao visitante sobre as obras de arte e acervo cultural disponível, também por aproximação do aparelho.
Ao todo, Brasília possui 84 pontos mapeados e mais de 250 Ibeacons instalados dentro de museus, igrejas, prédios governamentais e outros atrativos que a cidade oferece. Para acessar o sistema, além de baixado o aplicativo, o usuário necessita habilitar a internet e Bluetooth do aparelho. A tecnologia é compatível com as versões 4.5, 5 e 5s da plataforma IOS e superior a 4.3 dos celulares androids e tablets. Gratuita e interativa, já está disponível nas lojas da AppStore e Google Play.
Desde o lançamento do aplicativo, já foram realizados 3,8 mil downloads – 3,5 mil são originários do Brasil e 300 do exterior. A novidade já tem usuários dos Estados Unidos, Itália, Irlanda e Inglaterra. Pelo resultado, a Apple colocou a ferramenta em destaque na Apple App Store.
Esse sistema funciona em caráter experimental em lojas de departamento e supermercados dos Estados Unidos, além de estádios da Liga de Baseball e em unidades da Apple. Em Brasília, o Beekme foi desenvolvido pela empresa brasiliense de tecnologia Memora Processos Inovadores, que firmou acordo com a Secretaria de Turismo no incentivo e promoção do aplicativo junto à administração de cada ponto turístico.
(K.I./C.C.)