Destes, 43% são de estrangeiros; ideia é que projeto continue após mundial

" />

Destes, 43% são de estrangeiros; ideia é que projeto continue após mundial

">

16/06/2014 às 15:16, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

“Cama e Café” tem cerca de 500 reservas para a Copa do Mundo

selo copa

Destes, 43% são de estrangeiros; ideia é que projeto continue após mundial

Por Da Redação, com informações com Copa


. Foto: Fabiano Neves/ComCopa

BRASÍLIA (16/6/14) – Pelo menos 500 turistas reservaram hospedagem no programa “Cama e Café”, lançado pela Secretaria de Turismo do DF, para a Copa do Mundo. Destes, 43% são estrangeiros. A maior demanda de outros países vem da Colômbia, seguida por Peru e Estados Unidos. Além do conforto de se hospedar em casas de família, os visitantes buscam preço acessível pelo serviço de quarto e café da manhã, e a possibilidade de conhecer a cultura local.

 

Primeira brasiliense a receber hóspedes, ainda em março, a servidora pública Clarice Bucar, 68, se prepara, agora, para hospedar um casal de colombianos que chega à cidade em 18 de junho. Os dois ficarão em Brasília por três dias. “O mais interessante é poder conhecer pessoas novas e conviver com outras culturas. Tudo isso é novo para mim”, afirmou Clarice, que pretende disponibilizar dois dos sete quartos da casa para o mundial.

 

Para a profissional de educação física Moema de Cerqueira, 70 anos, o conforto para o visitante é o maior benefício da iniciativa. “Se estivesse em viagem, acharia muito melhor ficar hospedada em uma residência, onde eu posso ser acolhida com afeto e calor humano”, comenta. “Estou ansiosa para a Copa e de braços abertos para receber quem chegar”, revelou a moradora do Núcleo Rural Casa Grande, no Gama.

 

PROGRAMA- Coordenado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-DF), o “Cama e Café” foi criado com o objetivo de atender à crescente demanda do setor de hospedagem. Com diárias a partir de R$ 100, a estadia inclui serviços de limpeza e café da manhã. Cada morador pode disponibilizar, no máximo, três quartos com até três camas cada um.

 

O programa continua após os jogos. Segundo o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, a previsão é que a demanda de turistas continue aumentando. “Esse é um projeto perene porque teremos grandes eventos em Brasília ao longo de 2014 e nos próximos anos. Estamos fazendo um trabalho junto a todo o setor turístico para que o projeto se consolide”, enfatizou.

 

A iniciativa já conta com mais de 133 residências aptas a receber hóspedes. Outras, já inscritas, aguardam aprovação da ADVB-DF, responsável por avaliar os imóveis. Os interessados podem se cadastrar no site www.camaecafebrasilia.com.br. “O processo seletivo continua em aberto e ainda estamos visitando casas em todo o DF”, destacou o coordenador do programa e presidente do conselho da ADVB-DF, Newton Garcia.

 

RECEPÇÃO CALOROSA – Para garantir a satisfação dos hóspedes e o sucesso dos moradores cadastrados, uma capacitação é oferecida aos participantes por meio de uma parceria com o Sebrae-DF. A terceira turma concluiu o treinamento no início deste mês. Com isso, já são cerca de 140 anfitriões capacitados, que incluem donos de residências aprovadas e outros em fase de conclusão do processo.

 

Gratuito, o curso tem carga horária de 15 horas e aulas sobre excelência no atendimento e empreendedorismo. “Ensinamos o morador a encantar o hóspede e incentivamos o microempreendedorismo, pois esse programa é uma grande oportunidade de negócio”, explicou a consultora do Sebrae-DF, Lúcia Romão. A Secretaria de Turismo também participa da qualificação, com informações sobre a história e os potenciais turísticos de Brasília.

 

SERVIÇO:

Programa de hospedagem alternativa “Cama e Café”

Diárias a partir de R$ 100 – Reservas ou inscrição de residências no www.camaecafebrasilia.com.br – Contato:(61) 3223-5348

 

(A.F/J.S*)