20/06/2014 às 13:13

Hran finaliza reformas de ampliação e moderniza setores

Obras contemplaram Pronto-Socorro, Unidade de Queimados e Emergência Odontológica

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (21/6/14) – As obras de ampliação do Pronto-Socorro, Unidade de Queimados e Sala de Emergência Odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) já estão finalizadas. Havia mais de 10 anos sem passar por reformas, as unidades agora contam com mais espaço para melhor atender os pacientes e oferece melhores condições de trabalho aos servidores.

 

“A ampliação e restruturação do Pronto-Socorro visa oferecer melhores acomodações aos pacientes, celeridade nos procedimentos, maior satisfação do público pelas melhorias nas acomodações (leitos eletrônicos) e fluidez no atendimento”, destacou o coordenador-geral de Saúde da Asa Norte (CGSAN), Renato Teixeira.

 

O terceiro andar do hospital, onde são internados os queimados, recebeu uma nova sala de banho e curativos, camas elétricas, que facilitam o trabalho dos enfermeiros e auxiliares de enfermagem, portas largas e adaptadas às diversas necessidades dos pacientes, além de pintura. Enquanto a reforma era feita, os pacientes recebiam o atendimento no sétimo andar.

 

A sala de medicação e observação ganhou, ainda, aparelhos e móveis mais confortáveis. São 18 cadeiras novas acolchoadas e reclináveis com suporte para soro e medicação e bicos de oxigênio. Nessas cadeiras os pacientes são acomodados e monitorados pela equipe de enfermagem enquanto é definido o próximo procedimento (alta ou internação).

 

Na Sala de Emergência Odontológica foram trocados o piso, a pia e a pintura. Uma nova bomba de sucção a vácuo também foi instalada substituindo a antiga, que estava obsoleta. “Com esse aparelho nós reduzimos o tempo para finalizar os procedimentos. A estrutura também está moderna e bonita”, comemorou a coordenadora da unidade, Themis Lima.

 

Além das reformas, a CGSAN também adquiriu poltronas para o Banco de Sangue do HRAN, trocou dois geradores de energia, três aparelhos de autoclave (para a esterilização de materiais cirúrgicos) e adquiriu um aparelho de ecografia. Outra novidade é a criação da sala de procedimento para pequenas cirurgias, como a retirada de verrugas.

 

A chefe do Núcleo de Patologia Clínica do HRAN, Adriana Fernandes, contou que “só com esses aparelhos podemos esterilizar os materiais que serão utilizados e os que serão descartados”. A Secretaria de Saúde do DF também pretende reformar e modernizar o Pronto-Socorro da Cirurgia Geral e Unidade de Radiologia da unidade de saúde ainda este ano.

 

(K.I/J.S*)