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20/06/2014 às 19:49
Obra melhora a vida de 80 mil motoristas diariamente e será o começo para o Expresso Oeste e o VLT
BRASÍLIA (20/6/14) – O viaduto localizado no final da W3 Sul foi inaugurado nesta sexta-feira (20) pelo governador Agnelo Queiroz, que também liberou o último trecho da obra, a alça de acesso à Enap. O trânsito de veículos foi autorizado no início de junho. O procedimento teve como objetivo minimizar os transtornos resultantes da paralisação da obra, em setembro de 2010, por determinação da Justiça.
“Estamos inaugurando uma obra importante para a cidade porque ela não só melhora a vida de quem passa por aqui diariamente, diminuindo os engarrafamentos, como também é uma obra para o futuro. Aqui é o começo do Expresso Oeste e do VLT”, disse o governador. O viaduto recebeu investimento de R$ 20 milhões do GDF e beneficia 80 mil motoristas que passam diariamente pelo local.
A obra tem 55 metros de comprimento, 38 metros de largura e 5 metros de altura. A parte superior destina-se aos automóveis que trafegam pela Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e futuramente para os ônibus do Expresso Oeste. No vão inferior, passarão os motoristas que saírem da W3 Sul com destino ao Terminal da Asa Sul. A estrutura já está adaptada para receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), também na parte inferior.
A construção do viaduto fazia parte do projeto do VLT, mas a obra foi paralisada em setembro de 2010. O contrato foi cancelado em outubro de 2011. No início de 2013, após a realização de uma nova licitação, a Justiça autorizou a retomada da obra, que passou a ficar sob responsabilidade da Secretaria de Obras.
EXPANSÃO – No último dia 13, foram assinados os Termos de Compromisso para repasse de recursos do Orçamento Geral da União para execução das obras do Expresso DF Oeste e expansão do Metrô. O valor total dos termos chega a R$ 849 milhões, sendo R$ 700 milhões para o Metrô e R$ 149 milhões para o Expresso Eixo Oeste.
O corredor, com 38,7 km de extensão, ligará Ceilândia (Sol Nascente) ao Plano Piloto (Eixo Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga. O objetivo da implantação do corredor é diminuir os gargalos que obstruem o trânsito no percurso.
(A.F./C.C*)