21/06/2014 às 20:06, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Turismo registra atendimento recorde durante a Copa do Mundo em Brasília

Com maioria de atendimentos a turistas estrangeiros, Setur-DF já computou 14.523 pessoas atendidas nos 21 pontos e duas unidades móveis

Por Da Secretaria de Turismo


. Foto:Bruno Pinheiro/Arquivo

BRASÍLIA (21/6/14) – Em nove dias de Copa do Mundo no Brasil, a Secretaria de Turismo registrou 14.523 pessoas atendidas no DF nos seus 21 pontos (sete fixos e 13 que funcionam diariamente, exceto em dias que não há jogo em nenhuma cidade-sede, e um na Fan Fan Fest – em dias de jogos em Brasília), além de dois Centros de Atendimento Móveis que ficam em pontos de grande circulação de pessoas.

 

“A esmagadora maioria atendida foi de turistas estrangeiros (11.201) e o restante de brasileiros (3.322). O montante em oito dias do Mundial supera em 4,2 vezes a média mensal de atendimento nos sete Centros, que é de 3 mil”, apontou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves durante coletiva de imprensa no Centro Aberto de Mídia nesta sexta-feira (21).

 

Luis Otávio ressalta que tem recebido um bom retorno sobre o atendimento. “Tem sido bastante elogiado, principalmente a recepção do povo brasileiro e, em especial, a o brasiliense. Além disso, a organização, limpeza e segurança da capital de todos os brasileiros têm superado as expectativas dos visitantes”, destacou.

 

Os dados apontam que pessoas de mais de 40 países foram atendidas. As principais demandas foram daqueles cujas seleções já jogaram na cidade, principalmente colombianos e equatorianos. Além desses, Suíça, Estados Unidos, Peru, Inglaterra, Austrália, Chile, Venezuela, Croácia, França, Grécia, Holanda, Barbados, Honduras, Nigéria, Índia, Japão, Israel, Cuba, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, China, México, Argentina, Uruguai, Rússia, Camarões, Paraguai, Guatemala, Cingapura, Ucrânia, Panamá, Alemanha, Bélgica, Costa do Marfim, Espanha, Finlândia, Jordânia e Suécia.

 

No que diz respeito aos brasileiros, as maiores procuras são dos seguintes estados: Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Vale destacar que o CAT mais requisitado é o do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek.

 

Estrutura preparada:

– Centros de Atendimento ao Turista (recepcionistas bilíngues)

Locais:

Setores hoteleiros Norte e Sul

Aeroporto Internacional de Brasília JK (duas lojas)

Rodoviária Interestadual

Praça dos Três Poderes

Torre de TV do Eixo Monumental

2 CATs móveis

Equipe: 36 pessoas

Idiomas: atendimento em cinco línguas (português, inglês, espanhol japonês, francês) e libras

Horário de atendimento: Rodoviária e Aeroporto: 7h às 22h

Demais CATs: 7h as 19h (exceto o da Torre de TV que está abrindo às 8h e fechando às 20h)

Número de atendimentos até o momento: 7.980 mil pessoas (6.567 estrangeiros e 1.413 brasileiros)

 

– Postos dos Embaixadores do Turismo do DF

Locais:

1. Parque da Cidade

2. Catedral Metropolitana de Brasília

3. Torre de TV / Feira de Artesanato

4. Rodoviária do Plano Piloto

5. Próximo à Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e Unidade Vizinhança

6. Pontão do Lago Sul

7. Museu Nacional da República (Complexo Cultural da República)

8. Lateral do Planetário, próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha

9. Praça do Relógio de Taguatinga

10. Em frente ao Brasília Shopping

11. Próximo ao Shopping Pátio Brasil

12. Entre o Shopping Conjunto Nacional e Setor de Diversões Sul (Conic)

13. FIFA Fan Fest (Taguaparque)

– Atendimento: De 12/6 a 13/7/2014, com 7 dias que não há jogo em nenhuma cidade-sede: 27/6,2/7, 3/7, 6/7, 7/7, 10/7 e 11/7

Equipe: 93 embaixadores e seis guias profissionais

Idiomas: português, inglês e espanhol

 

(A.A./C.C*)