22/06/2014 às 18:07, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Cruzeiro se veste para a Copa do Mundo, com direito à premiação

Moradores se mobilizaram e estamparam o verde e amarelo nas ruas da cidade para torcer pelo Brasil

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Brito

BRASÍLIA (22/6/14) – Criatividade, originalidade, beleza, participação e empolgação, mais do que peculiaridades encontradas pelas ruas do Cruzeiro durante esta época de Copa do Mundo, esses são, também, quesitos de avaliação para saber quem vai conquistar o prêmio de quadra mais enfeitada para o Mundial.

 

O concurso “Copa nas Quadras: o Cruzeiro é mais Brasil”, organizado pela Administração Regional, promete distribuir R$ 2,6 mil em vale-compras, além de troféus e camisetas da Seleção Brasileira. As inscrições já foram preenchidas, mas as concorrentes seguem em fase de ornamentação ajustando os últimos detalhes. O resultado será divulgado no dia 5 de julho, durante a tradicional festa julina da cidade, no estacionamento do Ginásio de Esportes.

 

Tricampeã da disputa, a quadra 1209 do Cruzeiro Novo segue como grande favorita ao tetra. Um total de 30 amigos, encabeçados pelo personal training Gutenberg Bustamante Júnior, de 24 anos, e o servidor público Allisson Vangel, 24 anos, seguem uma tradição que vem desde 1994.

 

“A gente se reúne às vésperas da Copa e vai a cada apartamento pedindo a contribuição dos vizinhos. Cada um da o quanto puder. Neste ano conseguimos R$ 1 mil”, disse Gutenberg, que espera contar com cerca de 100 pessoas nos próximos jogos.

 

Além das bandeirolas, faixas coloridas e pintura asfáltica, o que mais chama a atenção na ornamentação são os desenhos feitos no chão. Obra do artista plástico Luiz Renato Lopes, 40 anos, as obras enchem os moradores de orgulho.

 

“Nosso principal personagem é o Zé Carioca (que tem cerca de 15 metros de comprimento). Ele está aqui desde a Copa dos EUA e a cada quatro anos a gente retoca a pintura. Mas não vamos parar por aí. Até o final da Copa, eu vou fazer umas gravuras que ficarão ainda melhor”, garantiu Luiz, gabando-se do fato de suas obras serem vistas em imagens feitas por satélite na internet.

 

Para não ficar atrás na disputa, o Cruzeiro Velho escalou sua favorita. A quadra 5 já desponta como forte candidata a desbancar os atuais campeões. Com um Fuleco de 2,5 metros e a expectativa de colocar mais uma réplica da Taça FIFA do mesmo tamanho, os moradores também guardam alguns segredos para faturar o “Copa nas Quadras”.

 

“Já programamos um verdadeiro carnaval por aqui e nossa decoração vai muito além de pintura e bandeirinha”, cravou Paulo Fernandes, 50 anos. O motorista, que também é ritmista da Escola de Samba da Aruc emendou: “A gente sempre termina por último, porque preferimos dar uma olhada nas adversárias para tentar fazer melhor”.

 

(A.A./C.C*)