27/06/2014 às 21:26, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Centros de atendimento já orientaram mais de 22 mil turistas

Número abrange brasileiros e estrangeiros de 84 países diferentes, que passaram por Brasília desde o início do mundial de futebol

Por Da Comcopa


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (27/6/14) – Uma legião de idiomas, etnias e sotaques tomou conta de Brasília desde o início da Copa do Mundo, e os turistas que estão na capital podem encontrar facilmente todas as informações para aproveitar o melhor da cidade. Nos primeiros 10 dias do evento, 22.164 pessoas do Brasil e de outros 84 países (veja lista abaixo) receberam orientações nos 21 Centros de Atendimento e Postos de Embaixadores do Turismo instalados por todo o Distrito Federal.

 

O número divulgado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal impressiona em relação aos 3 mil atendimentos mensais registrados em outros períodos. “O saldo é muito positivo. Essa quantidade de turistas dá muito orgulho aos brasilienses, mesmo àqueles que estavam temerosos quanto ao sucesso do evento”, declarou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves. Segundo ele, a presença dos turistas e das equipes de Segurança faz com que os próprios moradores do Distrito Federal saiam de casa e aproveitem os espaços públicos da capital do país.

 

Os postos de atendimento ao turista estão instalados em áreas de grande fluxo de turistas, como o Aeroporto JK, a Fan Fest e a Rodoviária do Plano Piloto. Mas, além da estrutura montada pelo GDF, a população também vem dando um show no acolhimento aos visitantes.

 

“É a primeira vez que venho a Brasília e estou impressionado com a simpatia das pessoas”, elogiou o advogado mexicano Adriano de La Torre, 28 anos. Ele assistiu à partida entre Brasil x México (20/6, em Fortaleza) nos telões do Fan Fest – arena montada no Taguaparque pelo Governo do DF em parceria com a FIFA e a Rede Globo. “Não tive qualquer dificuldade para conhecer a cidade. No metrô, no shopping, todo mundo está disposto a dar dicas, indicar caminhos”, contou.

 

Ainda de acordo com o secretário de Turismo do DF, os brasilienses podem se acostumar com este cenário: a perspectiva é que cada vez mais estrangeiros venham à capital.

 

“Durante três anos, nós fizemos ações promocionais do Brasil e de Brasília com a Embratur. Quando saíram as chaves, fizemos um trabalho ainda maior com os países que vinham jogar em Brasília. O resultado é este: uma cidade cheia de turistas, e com plena capacidade de atendê-los”, detalhou.

 

Turistas de 84 países já receberam orientação nos Centros de Atendimento em Brasília, entre eles (em ordem decrescente de atendimentos):

 

Colômbia, Equador, Suíça, Estados Unidos, Peru, Inglaterra, Austrália, Chile, Venezuela, Croácia, França, Grécia, Holanda, Barbados, Honduras, Nigéria, Índia, Japão, Israel, Cuba, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, China, México, Argentina, Uruguai, Rússia, Camarões, Paraguai, Guatemala, Cingapura, Ucrânia, Panamá, Alemanha, Bélgica, Costa do Marfim, Espanha, Finlândia, Jordânia e Suécia.

 

Confira a localização dos Centros de Atendimento (CATs) e Postos de Embaixadores do Turismo no Distrito Federal:

 

CATs: Aeroporto JK (duas unidades); Rodoviária Interestadual; Setores Hoteleiros Norte e Sul, Torre de TV e Praça dos Três Poderes.

 

Postos de Embaixadores do Turismo: Parque da Cidade; Catedral Metropolitana de Brasília; Feira da Torre de TV; Rodoviária do Plano Piloto; Igrejinha Nossa Senhora de Fátima; Pontão do Lago Sul; Museu Nacional da República; Planetário (em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha); Praça do Relógio (Taguatinga); Brasília Shopping, Pátio Brasil e Conjunto Nacional.

 

(J.S*)