28/06/2014 às 15:31, atualizado em 25/05/2016 às 10:00

Campanha do Agasalho segue no DF até 10 de agosto

Roupas de frio em bom estado de conservação serão doadas pela Secretaria de Justiça do DF para comunidades carentes

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (28/6/14) – As noites e madrugadas do Planalto Central estão castigando cada vez mais por conta das baixas temperaturas. Para amenizar o transtorno das pessoas em situação de rua ou famílias carentes, a Secretaria de Justiça estendeu sua Campanha do Agasalho até o dia 10 de agosto.

 

Iniciado este mês e focado em atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, suas famílias e instituições de acolhimento, o projeto já arrecadou cerca de 20 mil peças e atendeu mais de 15 mil pessoas nos últimos três anos. “Neste ano, nossa meta são 10 mil peças. Até o momento, superficialmente, posso dizer que arrecadamos 3 mil”, destacou o subsecretário de Mobilização Social, Carlos Magno Sampaio Xavier, à Agência Brasília.

 

“Vamos priorizar as casas terapêuticas, creches e asilos. Mas não vamos esquecer das comunidades carentes que estão pelo DF”, garante Carlos Magno, que dividiu a distribuição em três momentos, previstos para acontecerem no início das duas quinzenas de julho, e um terceiro momento ainda sem data definida, programado para o final do prazo de arrecadação.

 

A Campanha do Agasalho acontece em parceria com as administrações regionais do Distrito Federal, hospitais, shoppings, mercados e empresas. “Disponibilizamos algumas caixas coletoras. Assim que elas ficam cheias, nós recolhemos e colocamos outras no lugar”, explicou o subsecretário, ressaltando a importância do bom estado de conservação das roupas e cobertores.

 

LAGO SUL – A Administração Regional do Lago Sul organizou sua própria campanha do agasalho e quem quiser contribuir pode fazer suas doações até o dia 11 do próximo mês. A ideia principal é receber roupas, calçados e cobertores e entregá-los a comunidades carentes.

 

De acordo com a assessoria da administração, a distribuição vai acontecer em entidades carentes, mas também há a possibilidade de destinar algumas peças diretamente a comunidades do Distrito Federal.

 

A arrecadação é feita em parceria com a Secretaria de Justiça, mas para tentar alcançar mais doadores, a administração estuda investir em outras ações. Uma delas é sensibilizar os participantes do projeto Curtindo a vida com mais de 60, voltado para o público idoso da cidade. A ideia é que os frequentadores das oficinas de convivência sejam doadores de agasalhos e multiplicadores da iniciativa para os vizinhos e conhecidos.

 

(A.A/J.S*)