Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
29/06/2014 às 18:33, atualizado em 12/05/2016 às 18:15
Delícias do país europeu são apreciadas em Brasília e torcedores arriscam palpites para França X Nigéria
BRASÍLIA (29/6/14) – Campeã do Mundial de 1998, a Seleção Francesa, que entra em campo às 13h desta segunda-feira (30), no Mané Garrincha, é a favorita da população brasiliense. Além de ter cativado os moradores da capital pelo futebol, o país europeu caiu no gosto dos moradores principalmente pela culinária arrojada.
Tortas, chocolates, doces e o tradicional croissant, comidas que não faltam à mesa de um francês, também estão acessíveis aos moradores do DF e em um local digno dos cafés tradicionais da França: em meio aos jardins da Asa Norte, no comércio da Quadra 104.
“Os brasilienses gostam muito da comida francesa e, por isso, aqui temos uma clientela cada vez maior. O que mais atrai o público é que, apesar de já termos 18 anos, a qualidade não muda e as pessoas gostam disso”, explicou o confeiteiro francês e dono do estabelecimento que leva seu nome, Daniel Briand, 63 anos.
A cada domingo, o local chega a receber 900 pessoas, todas em busca das delícias francesas. Hoje, aliviados com a classificação da Seleção Brasileira para as quartas-de-final nesta Copa do Mundo, os clientes festejaram e, também, arriscaram palpite para a disputa entre França e Nigéria em Brasília.
“Esta Copa está maravilhosa, nosso estádio é muito lindo e a cidade está de parabéns. Fui a dois jogos aqui em Brasília e queria muito ir no jogo da França, mas não consegui ingresso. Esse jogo vai ser 1 a zero”, opinou a gerente de projetos Fabiana Menezes, 36 anos.
Acompanhada do esposo, Fábio Quinteiro, 35 anos, e da filha Mariana Menezes, 2 anos, Fabiana saboreou os típicos pratos franceses. “Esse jogo vai ser 3 a 1 para França”, apostou o marido dela, confiante no futebol europeu.
Cativante, o dono do estabelecimento gosta de conversar com os clientes. Ele também soltou um palpite e lembrou o pessimismo dos brasileiros em relação ao Mundial, que já é considerado um dos melhores da história.
“Todos anunciaram que a Copa seria uma catástrofe. A organização deu certo, aeroportos funcionaram e nada do que estavam anunciando de ruim aconteceu. Essa é a Copa e a partida da França será 3 a 1”, arriscou Daniel Briand que torcerá para o Brasil caso a equipe de sua terra natal seja desclassificada.
ELOGIOS – Pela segunda vez na cidade, o dentista Danilo Minok Shimabuko, 48 anos, veio à capital para assistir a partida entre França e Nigéria. Morador de São Paulo, ele elogiou as mudanças que ocorreram na cidade e, principalmente, a mobilidade.
“Brasília está muito bonita, organizada e é fácil andar de metrô, de ônibus. A mobilidade está muito boa”, contou o turista à reportagem da Agência Brasília ao lembrar que torcerá para a Franca e espera um placar de 3 a 1.
Outra novidade para o dentista foi a oferta de internet wifi grátis oferecida pelo Governo do Distrito Federal em alguns pontos da cidade. Em visita à Torre de TV, onde existe um ponto que emite o sinal da rede aberta, Shimabuko aprovou a cidade: “É muito legal isso. Posso tirar uma foto aqui, agora, e já postá-la com a internet de graça. A cidade está ótima”, concluiu o visitante.
CIDADE MUNDIAL – Embaixador da França desde julho do ano passado, Denis Pietton confia no coro de mais de 20 mil franceses que vivem no Brasil. Para ele, esse apoio, somado à torcida dos conterrâneos visitantes, vai incentivar o time rumo à vitória. Segundo dados da representação diplomática, cerca de dois mil franceses compraram ingressos para a partida em Brasília.
“Estou ansioso para ver o time neste belo estádio. Nosso time está jogando muito bem. Esperamos um grande espetáculo e a vitória”, comentou o diplomata, que está satisfeito com os resultados de Brasília no Mundial, dentro e fora de campo: “basta olharmos para os pontos turísticos, podemos encontrar pessoas de diversas partes do mundo. Isso é positivo para a cidade”.
Pietton revela que já esteve na arena brasiliense e a classifica como um dos mais atrativos do Mundial. “Prova de que o estádio tem mudado a cara da cidade são as partidas da Copa. Unanimemente a arena brasiliense tem sido um sucesso”, afirmou.
COMEMORAÇÃO – O Primeiro Bar, localizado na Quadra 8 do Setor de Indústrias Gráficas, foi o local escolhido pela Federação Francesa de Futebol como ponto de encontro dos torcedores deste país, em Brasília, no jogo de amanhã (30).
Entre as 10h desta segunda (30) e 1h de terça-feira (1º), o local se transformará na “Casa Blue”. O ambiente é um espaço organizado pela Federação em cada uma das cidades onde a Seleção Francesa entra em campo nesta Copa do Mundo.
(F.M/J.S)