29/06/2014 às 16:25, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Plano operacional: França x Nigéria

Partida está marcada para as 13h de segunda-feira (30), e portões serão abertos às 10h

Por Da Comcopa


. Foto: Geilson Lima/Secretaria de Transporte

BRASÍLIA (29/6/14) – A festa continua no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha nesta segunda-feira (30), quando a arena recebe França e Nigéria para a disputa das oitavas de final. O jogo está marcado para as 13h, e os portões serão abertos com bastante antecedência, às 10h. Mesmo antes desse horário, brasilienses e turistas poderão aproveitar a área central de Brasília. A Torre de TV estará aberta para visitação das 9h às 20h, sem interrupção no horário da partida.

 

Após reunião da Secretaria de Segurança Pública sobre a avaliação dos procedimentos operacionais nesta primeira fase da Copa, concluiu-se que não há necessidade de a Torre de TV ficar fechada durante os jogos no Mané Garrincha.

 

A recomendação para quem vai ao estádio é chegar pelo menos duas horas antes para evitar filas. No entorno do Mané Garrincha, após as catracas, há vários estandes promocionais, lojas e espaços de entretenimento que o torcedor pode aproveitar até a hora da partida.

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, no jogo desta segunda-feira, policiais militares darão apoio na inspeção dos ingressos no acesso ao estádio. Assim, tíquetes falsos, com problema de identificação, ou em nome de terceiros poderão ser identificados com antecedência, sem comprometer a festa dos demais torcedores.

 

Há uma série de itens proibidos que não podem ser levados para dentro da arena, segundo o Código de Conduta do Torcedor da FIFA. Entre eles, instrumentos musicais, guarda-chuvas, capacetes, sinalizadores e bandeiras com mastro. Os assentos são marcados, de acordo com orientação nos ingressos. Ao longo de toda a arena, 800 stewards (seguranças privados) vão auxiliar os torcedores. Veja mais itens e orientações no Guia do Torcedor, no Portal Brasília na Copa.

 

SEGURANÇA – O plano operacional adotado desde o início do Mundial tem sido um sucesso. A segurança no perímetro ao redor do estádio será feita a partir da meia-noite de domingo (29) para segunda (30), com interdição das vias de contorno da arena. Nas demais vias, a interdição será feita das 7h até no máximo 18h (veja mais detalhes abaixo), podendo ser liberada antes.

 

O transporte público é a melhor opção para acessar o estádio. As linhas de ônibus convencionais funcionarão normalmente – os trajetos que passam pela via N1 do Eixo Monumental, entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Palácio do Buriti, adotarão um pequeno desvio após a interdição desta via, mas seguem rumo aos mesmos destinos. Linhas especiais sem cobrança de tarifa facilitam o acesso ao Mané Garrincha. Quem optar por estacionar nos bolsões disponíveis contará com linhas de ônibus na área central.

 

Os torcedores com mobilidade reduzida terão mais uma opção para facilitar o acesso à partida. Portadores de necessidades especiais e idosos vão poder utilizar dois bolsões de estacionamento: um em frente ao Colégio Militar de Brasília (CMB), na 902 Norte, e outro em frente ao depósito do Detran, nos fundos do Autódromo Nelson Piquet. Os estacionamentos estão sujeitos a lotação, portanto, antecipe sua chegada.

 

Para estacionar o carro em um dos bolsões, é preciso que o veículo esteja credenciado pelo Detran, com a mesma documentação que permite o uso das vagas especiais no dia a dia.

 

Uma linha de ônibus especial, com veículos adaptados para cadeira de rodas, faz a ligação entre os estacionamentos e o estádio. Não há cobrança de tarifa, e os ônibus saem a cada 15 minutos. Os acompanhantes também podem utilizar o serviço. Táxis adaptados com rampas elétricas também estão disponíveis e permitem que o passageiro entre no veículo com a própria cadeira de rodas.

 

Saiba mais detalhes sobre o esquema de trânsito aqui.

 

(J.S*)