Iniciativa busca democratizar e humanizar o espaço público com a substituição de pichações por obras de arte de qualidade" /> Iniciativa busca democratizar e humanizar o espaço público com a substituição de pichações por obras de arte de qualidade">

02/07/2014 às 16:14

Cruzeiro ganha obras de arte em paradas de ônibus

Iniciativa busca democratizar e humanizar o espaço público com a substituição de pichações por obras de arte de qualidade

Por João Pedro Gebrim, da Agência Brasília


. Fotos:Magu Cartabranca/Divulgação

BRASÍLIA (2/7/14) – Os moradores do Cruzeiro poderão contemplar obras de arte feitas por artistas da própria cidade nas paradas de ônibus. Cada uma das 20 paradas de ônibus de concreto, ao longo da Epia e no Cruzeiro, receberá um painel. O trabalho foi concluído em 11 pontos e os nove restantes deverão ficar prontos até a próxima sexta-feira (4). As imagens são impressas em lona com alto brilho.


A exposição, batizada de galeria de arte Corabrigos, foi idealizada pelo administrador da cidade, Zaldo Borges, há 16 anos, quando ele ocupava a Direção Regional de Cultura da Administração de Brasília. “Algumas paradas chegaram a ser pintadas a óleo, mas as obras se deterioravam rapidamente. Por isso, a equipe decidiu usar, no atual projeto, a impressão em lona com alto brilho para que dure muito mais tempo”, disse.

 

O trabalho no Cruzeiro começou há cerca de dois meses com a recuperação e pintura das paradas, antes da fixação das imagens. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 mil por ponto de ônibus. Para compor o acervo de imagens usado nas paradas, a administração visitou o atelier de artistas locais para registrar fotograficamente as obras em alta resolução, sempre respeitando os direitos autorais. Também foram usadas fotos de profissionais locais.

 

Para o fotógrafo e morador do Cruzeiro, Aderval Martins de Freitas, foi uma honra participar do projeto. “O trabalho está sendo muito bem aceito. Para mim é uma felicidade muito grande, e minhas fotos têm recebido bastante elogios”, ressaltou.

 

“A expectativa é que esta experiência se torne um grande sucesso aqui no Cruzeiro e, futuramente, seja reproduzida em todo o Distrito Federal”, concluiu Zaldo Borges.

 

(J.P./I.M*)