02/07/2014 às 23:26

DF terá sua sexta UPA inaugurada nos próximos dias

Unidade de Sobradinho II é do mesmo tamanho da de Ceilândia, considerada a maior do Brasil

Por Da Redação


. Foto:Dênio Simões/GDF

SOBRADINHO (2/7/14) – As obras para construção da sexta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Distrito Federal, em Sobradinho II, seguem em ritmo acelerado e devem ser inauguradas em aproximadamente um mês, conforme anunciou o governador Agnelo Queiroz, nesta quarta-feira (2), em visita às instalações.

 

A unidade, localizada ao lado da Clínica da Família da cidade, tem o mesmo tamanho da de Ceilândia, com 2 mil metros quadrados. Ambas são consideradas as maiores do Brasil.

 

“Essa será a primeira UPA erguida para atender a região norte, em especial, os moradores de Sobradinho I e II e Planaltina”, informou o chefe do Executivo local, ao lembrar que o espaço funcionará 24h.

 

“Com isso, vamos conseguir organizar o serviço de saúde, já que os casos menos graves serão atendidos nessa estrutura, e o hospital ficará a cargo apenas dos pacientes de maior gravidade”, complementou Agnelo Queiroz.

 

“O conjunto desses serviços comporão o Espaço da Saúde da cidade, que também ganhará um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e uma Academia de Saúde”, informou o secretário de Saúde, Elias Miziara.

 

ATENDIMENTO – As cinco UPAs em funcionamento estão instaladas no Recanto das Emas, São Sebastião, Samambaia, Núcleo Bandeirante e Ceilândia. Elas atendem cerca de 2,5 mil pessoas diariamente. A previsão é que as próximas unidades (Gama e Ceilândia) sejam entregues até o fim do ano.

 

Os espaços, com capacidade para receber até 700 pacientes por dia, funcionam 24 horas nas especialidades clínica médica, pediatria e odontologia. Além disso, oferecem exames de imagem (raio-x), eletrocardiografia e laboratório.

 

(A.S/J.S)