04/07/2014 às 13:33

Escola de cooperativismo será construída no Guará

Parceria entre GDF e Sistema OCDF-Sescoop/DF permitirá que alunos da rede pública e membros de cooperativas se profissionalizem na área

Por Alline Farias, da Agência Brasília


. Foto: Glaucya Braga/GDF

BRASÍLIA (4/7/14) – O Distrito Federal vai ganhar uma escola de cooperativismo. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (3) durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas do DF (Sistema OCDF-Sescoop/DF). O governador Agnelo Queiroz assinou termo de intenção de cessão de uso de um terreno localizado na QI 14 do Guará I, onde a unidade será construída.

 

“O cooperativismo é a união dos pequenos para competir em qualquer ramo. Mas, para isso, é preciso formar recursos humanos. Por isso a importância de uma escola como essa. É a garantia de uma formação continuada. O melhor é que serão oferecidas vagas para quem já está em cooperativas e também para alunos da nossa rede pública de ensino, já formando jovens para o futuro”, observou o governador Agnelo Queiroz.

 

A escola será construída e gerida pelo Sistema OCDF-Sescoop/DF, no terreno cedido pelo GDF. Em contrapartida, 50% das vagas na unidade serão reservadas aos estudantes de escolas públicas do DF. “Em todo o Brasil, apenas Porto Alegre tem uma escola de cooperativismo, porém, voltada para o ensino superior. O DF será o segundo lugar do país a ter algo nesse sentido, porém com características de escola técnica”, explicou o presidente reeleito para a OCDF, Roberto Marazi.

 

O secretário de Educação, Marcelo Aguiar, destacou que essa parceria será mais uma ação, entre tantas outras, que o governo tem promovido para facilitar a profissionalização dos jovens do DF. “E tem tudo para dar certo”, completou.

 

COOPERATIVISMO – Uma cooperativa tem característica distributiva, onde o lucro é dividido para todos que participam e trabalham nela. O Distrito Federal conta com 184 cooperativas em nove atividades econômicas, entre elas, de agricultura, crédito, saúde e habitação. Segundo Roberto Marazi, elas proporcionam benefícios sociais para cerca de 500 mil pessoas.

 

Diversos programas e projetos são desenvolvidos em parceria entre o GDF e as cooperativas, de modo a movimentar a economia da cidade. “Estamos com parcerias maravilhosas, por exemplo, na área de Agricultura. Um exemplo é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em que o governo adquire de pequenos agricultores, em cooperativas, alimentos”, explicou Agnelo Queiroz, destacando, também, a entrega de apartamentos em Samambaia, construídos por cooperativas.

 

(A.F./C.C*)