04/07/2014 às 12:02

História da construção do Mané Garrincha é contada em imagens

Livro com fotos de Alan Marques e Lula Marques foi lançado nessa quinta (3)

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

BRASÍLIA (4/7/14) – As emoções e detalhes da construção do Estádio Nacional de Brasília viraram histórias descritas nas imagens do livro fotográfico As ondas do Mané Garrincha – Os novos candangos e a construção de um gigante do futebol, lançado nessa quinta-feira (3), no Mezanino da Torre de TV. Patrocinada pelo GDF, a publicação com 132 páginas tem autoria de Alan Marques e Lula Marques.

 

“Este é um retrato da história do Mané Garrincha. É muito importante porque esse estádio tem uma história linda de superação e de esforço concentrado para se fazer um dos estádios mais modernos e mais bonitos. Foi muita dedicação do povo e do trabalhador de Brasília”, enfatizou o governador Agnelo Queiroz, presente no evento.

 

Agnelo também lembrou que o estádio leva o nome de um dos maiores gênios do futebol mundial. “Esta é uma homenagem póstuma para o Mané Garrincha, e o monumento agrega valor para a cidade para os próximos anos como uma verdadeira arena que colocou Brasília no cenário nacional e internacional. Nada melhor do que retratar a história desse gigante”, complementou.

 

Para o fotografo Lula Marques, foi única a experiência de elaborar o livro. “Fazer o livro representou, para mim, ver a felicidade em cada operário, mesmo com suor e poeira descendo no rosto. E eu consegui registrar alguns momentos desses que ficaram eternizados para as futuras gerações”, declarou.

 

“Este livro foi um desafio tanto para mim, quanto para o Lula. Foi um projeto que durou mais de três anos, em que ficamos acompanhando todo o andamento da obra e a ocupação dele que foi, primeiramente, feita pelos trabalhadores para construir e, depois, pelos torcedores”, detalhou Alan Marques.

 

“Este livro é fantástico porque conta a realidade da epopéia de construir esse estádio em um prazo tão curto e que hoje é, nitidamente, uma das melhores arenas que temos no Brasil”, destacou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

 

ENCANTA ESTRANGEIROS – Segundo o dirigente da pasta, Brasília já recebeu turistas de aproximadamente 80 nacionalidades que elogiaram a arena. “Nós temos hoje relatos de turistas que vieram para assistir à Copa do Mundo e dizem o tanto que estão encantados com a maravilha que é o Estádio Mané Garrincha”, afirmou.

 

“Este livro diz respeito a um aspecto pouco lembrado, que é a importância de fazer e de registrar a história. Com o livro, esse monumento, que é a maravilha que a gente conhece, terá seu registro do processo de construção”, disse o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

 

O secretário Extraordinário da Copa 2014, Cláudio Monteiro, lembrou que o estádio cumpre, efetivamente, o papel de ser propulsor do desenvolvimento da capital federal. “Com o estádio, tivemos a oportunidade de mostrar Brasília para o mundo e nosso desejo é fazer nascer na mente e no coração das pessoas em volta do mundo a vontade de conhecê-la”, declarou.

 

(A.S./C.C*)