05/07/2014 às 11:05

Comissão prepara memorando para 8º Fórum Mundial da Água

Documento será assinado em setembro, em Brasília, por autoridades dos governos federal e do DF

Por Da Redação, com informações da Adasa


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (5/8/14) – Em agosto, será discutido em Marselha (França) o Memorando de Entendimentos entre os Governos do Brasil, do Distrito Federal e do Conselho Mundial da Água para o 8º Fórum Mundial da Água, a ser realizado na capital brasileira em 2018. O documento será assinado no DF, em setembro, pelos ministros do Meio Ambiente e Exterior, pelo governador do Distrito Federal e pelo presidente do Conselho Mundial da Água.

 

O memorando está em elaboração pela Comissão Preparatória, que tem a participação de representantes dos governos federal, do DF, membros brasileiros que integram o Conselho Mundial da Água, e, como coordenador, o diretor-presidente da Agência Reguladora das Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Vinicius Benevides. A primeira reunião do grupo ocorreu na última semana.

 

MAIOR DO PLANETA- O Fórum Mundial da Água é o maior acontecimento do planeta sobre o tema água. Desde sua primeira versão, em 1997, até a sexta – em 2012, o Brasil se apresentou como ator privilegiado pela importância de deter a maior quantidade de água doce do planeta e de dispor de um sólido arcabouço institucional no que se refere à gestão dos recursos hídricos.

 

Realizado a cada três anos, o evento reúne cientistas, políticos, governantes, estudantes, organizações não governamentais, empresas e chefes de estado, que se debruçam na troca de experiências para solucionar os atuais problemas e formular propostas concretas para os grandes desafios mundiais na área dos recursos hídricos. O fórum discute também soluções para o aproveitamento racional e sustentável da água no planeta.

 

(A.F/J.S*)