06/07/2014 às 17:31, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Depois da vitória, argentinos aproveitam domingo em Brasília

Com a vaga garantida nas semifinais da Copa do Mundo, hermanos se divertem com os atrativos da capital federal

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira

BRASÍLIA (6/7/14) – A Embaixada da Argentina estima que cerca de 60 mil turistas argentinos estiveram em Brasília para acompanhar o confronto entre Argentina e Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo. O impressionante é que após a festa da vitória por 1x 0 sobre os belgas e a garantia da seleção nas semifinais, os hermanos porteños decidiram ficar pela cidade.

 

Neste domingo (6), em qualquer passeio pela Esplanada dos Ministérios, Museu Nacional, Catedral e Pontão do Lago Sul, era possível se deparar com várias camisas alvicelestes. Os argentinos não abriram mão do dia ensolarado e seguiram para diversos roteiros turísticos.

 

“Hoje a gente começa a viagem de volta à Argentina, mas antes, por dois motivos, tivemos que passar aqui na Catedral. Primeiramente pelo fato de poder conhecer uma obra tão bela. Depois, aproveitamos para agradecer pela vitória sobre a Bélgica”, contou o estudante Lucas Gonzales, de 25 anos. Ele e mais três colegas estão há 30 dias no Brasil e devem rodar perto de 8 mil quilômetros depois de passarem por Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e voltarem à cidade de Mendoza, na Argentina.

 

Após passar por todos os monumentos do Eixo Monumental, o comerciante Diego Xavier, 36, se encantou pela Praça dos Três Poderes. Porém, o morador de Buenos Aires fez questão de destacar outro aspecto que chamou sua atenção durante a passagem por Brasília. “As pessoas daqui são muito atenciosas. Quando temos alguma dúvida, todos estão sempre dispostos a ajudar”, apontou.

 

E não foram apenas os argentinos que vieram ao Planalto Central para apoiar a equipe comandada por Messi e decidiram ficar para fazer turismo. Um grupo de amigos peruanos chegou ao Brasil para apoiar a seleção dos EUA, mas como os norte-americanos não passaram das oitavas de final, a turma optou por trocar de time nas quartas e a Argentina foi a escolhida.

 

Vindos de Fortaleza e Salvador, os peruanos fizeram questão de elogiar o litoral brasileiro, mas não deixaram de lado o Lago Paranoá. “A orla é bem bonita e tem alguns bares muito bons, como não vimos em nenhum lugar”, frisou o corretor financeiro Antônio Cevallos, 27.

 

Boa parte dos torcedores que estão em Brasília ainda seguirão rumo a São Paulo, onde a Argentina encara a Holanda, às 17h desta quarta-feira (9), valendo vaga na grande decisão do Mundial. Quatro argentinos, ainda sem ingresso, querem passar o início de semana no Cerrado antes de se aventurarem rumo ao Itaquerão. “Estamos sem muita pressa de sair, pois o trânsito tem nos ajudado bastante. Quem conhece o trânsito de Buenos Aires sabe que aqui é uma maravilha. Ainda precisamos de tirar algumas fotos na Terceira Ponte antes de partimos”, destacou o engenheiro Augustin Thompson, 24.

 

(A.A/J.S)