09/07/2014 às 20:08

Carreta da Mulher chega a Valparaíso de Goiás

Objetivo é oferecer exames da unidade móvel às moradoras do município vizinho

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (9/7/14) – As mulheres que moram em Valparaíso de Goiás poderão ter acesso a todos os serviços oferecidos pela Carreta da Mulher, após a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, nesta quarta-feira (9), entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e a Prefeitura desse município.

 

“O fato de Valparaíso de Goiás receber a nossa carreta se deve à organização da cidade e, também, por ter uma mulher à frente da Prefeitura, a qual irá garantir que essa parceria funcione. O nosso papel como Secretaria é oferecer apoio ao município”, comentou o secretário de Saúde do DF, Elias Miziara.

 

Segundo ele, a carreta traz um aspecto de mudança de comportamento, ou seja, ela leva a atenção para a comunidade. “Esse tipo de ação vai em busca da população ao invés de esperar que ela procure pela assistência, porém, não deixa de dar responsabilidade às pacientes de se cuidarem”, complementou.

 

Para o secretário de Saúde de Valparaíso de Goiás, Walter De Mattos Dutra, a parceria é um avanço histórico. “A carreta vem selar esse compromisso com a população, além de criar uma proximidade com o DF. Valparaíso foi um município escolhido para iniciar esse projeto e queremos ser o piloto para que outros municípios do Entorno também possam receber a carreta”, afirmou.

 

CARRETA DA MULHER – A unidade móvel de Saúde, equipada com aparelhos e consultórios médicos, oferece exames preventivos gratuitos para mulheres, como mamografias e ultrassonografias.

 

O agendamento de todos os exames é feito por meio do centro de saúde mais próximo da residência. É importante ter o pedido médico para agendar. Para mulheres acima de 40 anos, o exame de mamografia pode ser realizado na carreta sem o pedido médico. Pacientes abaixo desta idade devem ter o pedido médico.

 

(A.S/J.S*)